PUBLICIDADE

Oriente Médio

Irã concorda em responder sobre bomba nuclear, diz AIEA

Autoridades americanas dizem ser vital que o Irã responda às questões da AIEA para o sucesso dos esforços diplomáticos de potências mundiais para resolver disputa nuclear que já dura uma década

21 mai 2014 - 14h50
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Presidente iraniano, Hassan Rouhani (esquerda) aperta a m&atilde;o do presidente&nbsp;chin&ecirc;s, Xi Jinping, antes da cerim&ocirc;nia de abertura da 4&ordf; Confer&ecirc;ncia sobre Intera&ccedil;&atilde;o e Medidas de Constru&ccedil;&atilde;o da Confian&ccedil;a na &Aacute;sia (CICA) em Xangai, em 21 de maio</p>
Presidente iraniano, Hassan Rouhani (esquerda) aperta a mão do presidente chinês, Xi Jinping, antes da cerimônia de abertura da 4ª Conferência sobre Interação e Medidas de Construção da Confiança na Ásia (CICA) em Xangai, em 21 de maio
Foto: Reuters

O governo do Irã concordou em responder até 25 de agosto a algumas questões relacionadas a uma investigação da AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) sobre supostas pesquisas do Irã para obtenção de uma bomba atômica, disse a Agência da ONU nesta quarta-feira.

Em uma medida que representa um potencial avanço nos esforços da AIEA para conduzir sua investigação, a entidade afirmou que o Irã iria fornecer informações "a respeito de denúncias relacionadas com a ativação de fortes explosivos, incluindo a condução em larga escala de experimentos com fortes explosivos no Irã".

A forma que o Irã vai responder aos questionamento da AIEA será um teste indicativo de sua disposição para se engajar em uma investigação sobre o que a agência da ONU chama de possível dimensão militar do programa nuclear de Teerã.

Autoridades norte-americanas dizem ser vital que o Irã responda às preocupações da AIEA para o sucesso dos esforços diplomáticos de Washington e cinco outras potências mundiais para resolver uma disputa nuclear que já dura uma década.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade