PUBLICIDADE

Oriente Médio

Frente Al-Nusra síria jura lealdade ao chefe da Al-Qaeda

10 abr 2013 - 09h55
(atualizado às 10h03)
Compartilhar
Exibir comentários

A Frente Al-Nusra, na linha de frente de combate contra o regime sírio, anunciou nesta quarta-feira que jura lealdade ao chefe da Al-Qaeda, Ayman al-Zawahiri, mas quer manter sua identidade, de modo que rejeita a fusão com o braço iraquiano da rede extremista.

"Nós, a Frente Al-Nusra, juramos lealdade ao xeque Ayman al-Zawahiri (...)", afirma o chefe da Al-Nusra, Abu Mohamed al Julani, em uma mensagem sonora divulgada em fóruns jihadistas.

Por sua vez, se distancia do anúncio de fusão realizado na terça-feira pelo braço iraquiano da Al-Qaeda.

"Nós informamos que nem o comando da Al-Nusra, nem sua Shura (conselho consultivo), nem seu responsável geral estavam cientes deste anúncio. Eles se inteiraram através dos meios de comunicação e, caso o discurso divulgado seja autêntico, não fomos consultados", afirma seu chefe.

Acrescenta que a "Frente al-Nusra permanecerá leal a sua imagem, embora continue orgulhosa da bandeira do Estado Islâmico do Iraque (ISI), dos que a levam e dos que se sacrificam e derramam seu sangue sob seu estandarte".

O Estado islâmico do Iraque reúne grupos jihadistas sob a proteção da Al-Qaeda.

Na terça-feira, o chefe do ISI, Abu Bakr al-Bagdadi, anunciou que "já era a hora de proclamar aos 'levantinos' e ao mundo inteiro que a Frente al-Nusra é um braço do Estado islâmico do Iraque".

Os dois grupos, acrescentou, se federarão e passarão a se chamar Estado Islâmico no Iraque e em Levante.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade