PUBLICIDADE

Oriente Médio

Confronto na Síria matou pelo menos 4.215 pessoas em outubro

1 nov 2015 - 16h53
Compartilhar
Exibir comentários

A guerra na Síria provocou a morte de pelo menos 4.215 pessoas em outubro, um número praticamente igual ao de setembro, quando foram registradas 4.219 vítimas fatais, segundo dados divulgados neste domingo pelo Observatório Sírio de Direitos Humanos.

O Observatório destacou que, do total, pelo menos 960 eram civis, a maior parte - 495 - vítima dos ataques aéreos de aviões russos e de aeronaves do regime do presidente Bashar al Assad. Entre eles estavam 191 crianças e 135 mulheres.

Outros 330 civis morreram em ataques da artilharia do regime, pela explosão de minas terrestres, carros-bombas, outros artefatos, assim como pelos disparos de franco-atiradores desconhecidos.

Além disso, outras 51 pessoas não resistiram às torturas praticadas nas prisões do regime sírio. E mais 39 civis foram vítimas de ataques lançados pelo grupo terrorista Estado Islâmico (EI), pela Frente al Nusra, filial da Al Qaeda na Síria, e outras facções armadas que atuam no país.

O Observatório afirmou também que 13 pessoas morreram por falta de atendimento médico adequado. Além deles, outras 30, incluindo uma criança, foram executadas extrajudicialmente do EI. Já os ataques aéreos da coalizão liderada pelos Estados Unidos mataram dois homens.

De acordo com o Observatório, 1.252 combatentes de facções islâmicas e jihadistas, de várias nacionalistas, morreram em outubro. Entre as tropas do regime, foram registradas 1.251 baixas, dos quais 664 membros de forças regulares e 549 milicianos.

A Síria é há mais de quatro anos palco de um conflito armado que provocou mais de 240 mil mortes, segundo o Observatório.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade