Oprah abre estrada privada no Havaí para evacuação após alerta de tsunami
Passagem está sendo controlada por autoridades 'para garantir a segurança de todos'
Oprah Winfrey abriu sua estrada privada em Maui, no Havaí, para auxiliar na evacuação de moradores após um alerta de tsunami causado por um terremoto de magnitude 8.8 na Rússia.
A apresentadora e empresária Oprah Winfrey liberou o acesso à sua estrada particular em Maui, no Havaí, para que os moradores pudessem deixar as áreas que estão sob ameaça de uma possível tsunami. O alerta foi emitido após um terremoto de magnitude 8.8 ser registrado na Rússia. “Assim que ouvimos os avisos de tsunami, entramos em contato com a polícia local para garantir que a estrada fosse aberta’, disse um porta-voz de Oprah à emissora norte-americana CNN.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Segundo ele, a passagem está sendo controlada pelas autoridades. “A polícia local está atualmente ajudando os residentes a passar, para garantir a segurança de todos. A estrada permanecerá aberta pelo tempo que for necessário”.
Nas redes sociais, usuários pediram a abertura da estrada particular, marcando os perfis oficiais de Oprah. Ela chegou a ser acusada de bloquear a passagem, mas um membro de sua equipe desmentiu a informação, dizendo que ela estava colaborando. Em 2019 e em 2023, a estrada esteve aberta para que moradores fugissem dos incêndios florestais.
Uma onda de mais de 1,5 metro já foi registrada em Kahului, no centro-norte de Maui, e autoridades reforçam que o alerta de tsunami continua ativo para todas as ilhas do Havaí.
Os voos do aeroporto de Kahului foram cancelados, segundo o Departamento de Transportes do Havaí na rede social X. Passageiros precisaram ser abrigados no terminal, e só serão liberados depois de novas avaliações.
A orientação é para que moradores evitem áreas costeiras, e procurem locais mais elevados até que a situação seja considerada segura.
O forte terremoto aconteceu na terça-feira, 29, na costa russa da Península de Kamchatka. Há vários feridos, e o sismo gerou o alerta para risco de tsunami com ondas de até 3 metros nos dois lados do Pacífico. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) afirmou que o terremoto de magnitude 8.8 é um dos 10 mais potentes registrados.
-tru3l4c049ip.jpg)