PUBLICIDADE

Mundo

Operação Barbarossa: 10 respostas sobre 'pior erro' de Hitler na Segunda Guerra Mundial

Invasão da União Soviética deu origem à luta titânica entre duas superpotências totalitárias e acabou mudando rumo da guerra; historiador Antony Beevor explica alguns pontos-chave.

21 jun 2021 - 08h15
(atualizado às 08h40)
Compartilhar
Exibir comentários
Propaganda foi fundamental na Segunda Guerra Mundial. Os soviéticos, como neste pôster, tentaram manter moral alta para resistir à invasão nazista
Propaganda foi fundamental na Segunda Guerra Mundial. Os soviéticos, como neste pôster, tentaram manter moral alta para resistir à invasão nazista
Foto: Getty / BBC News Brasil

Em 22 de junho de 1941, a Alemanha nazista lançou a Operação Barbarossa, sua grande ofensiva contra a União Soviética então comandada por Josef Stalin.

Foi a maior invasão militar da história e a aposta arriscada com a qual Adolf Hitler procurou virar decisivamente a seu favor o destino da Segunda Guerra Mundial.

Mas as coisas não correram como o Führer havia planejado, e historiadores consideram o fracasso da operação um marco decisivo no conflito e o início do fim da superioridade alemã.

A Operação Barbarossa deu início a seis meses de enormes batalhas entre duas superpotências totalitárias, uma disputa que acabaria sendo decisiva no desfecho da guerra.

Batizado como Barbarossa em referência a Frederico Barbarossa (ou "Barba Ruiva"), Sacro Imperador Romano do século 12, a invasão alemã da URSS levou ao rompimento do pacto germano-soviético assinado em 1939.

As forças do Eixo enviaram 3 milhões de homens, divididos em três grupos, visando tomar as cidades de Leningrado (atualmente, São Petesburgo), Kiev e Moscou.

As forças soviéticas foram pegas de surpresa e sofreram terríveis baixas nos primeiros combates. Estima-se que milhões de homens morreram, e cidades como Kiev, Smolensk e Viazma foram conquistadas pelos nazistas.

No entanto, estes também pagaram um preço alto, e o aperfeiçoamento gradual das defesas soviéticas, junto com o rigor do inverno russo, impediram o avanço da Wehrmacht (infantaria alemã) em dezembro, quando já havia chegado às portas de Moscou.

Nesse ínterim, Hitler havia tomado a decisão de não partir para a ofensiva em Leningrado, submetendo-a a um longo cerco.

Embora as tropas soviéticas tenham sobrevivido ao ataque inicial, as forças alemãs lançaram novos ataques em 1942 e avançaram ainda mais dentro do território da URSS. Foi a batalha de Stalingrado, entre 1942 e 1943, que mudaria o curso dessa história bélica, forçando a retirada alemã.

A invasão foi acompanhada por abusos massivos contra civis soviéticos. Entre os que mais sofreram estavam os judeus. Mais de um milhão deles morreram na Solução final, o plano de Hitler para exterminar todos eles.

Defesa contra a invasão alemã mobilizou toda a sociedade. Na imagem, algumas mulheres trabalham em uma fábrica de projéteis para o Exército
Defesa contra a invasão alemã mobilizou toda a sociedade. Na imagem, algumas mulheres trabalham em uma fábrica de projéteis para o Exército
Foto: Getty / BBC News Brasil

Agora que 80 anos se passaram desde o início da invasão, o historiador britânico Antony Beevor, especialista em história militar e na Segunda Guerra Mundial, respondeu a 10 perguntas da BBC para tentar entender o pior erro de Hitler.

1. Hitler tinha um plano de longo prazo para invadir a URSS?

Adolf Hitler frequentemente mudava sua atitude em relação às grandes empreitadas, mas acho que sua invasão da URSS é algo que remonta ao final da Primeira Guerra Mundial.

Sua aversão ao bolchevismo era absolutamente visceral, mas essa ideia também foi influenciada pela ocupação alemã da Ucrânia em 1918 e pela crença de que ela poderia se tornar um grande celeiro no futuro.

Garantir esse território poderia evitar uma repetição do bloqueio britânico e a subsequente fome na Alemanha que ocorreu na Primeira Guerra Mundial. Portanto, foi estratégico, mas também instintivo.

Na realidade, o plano não tinha sido finalizado em detalhes até dezembro de 1940.

Curiosamente, Hitler justificou a invasão da URSS a seus generais como a única maneira de tirar a Grã-Bretanha da guerra.

Se a União Soviética fosse derrotada, os britânicos não teriam escolha a não ser se render, o que era uma análise um tanto particular da situação.

2. O pacto germano-soviético foi mais do que uma solução temporária para Hitler?

Foi muito deliberado. Hitler entendeu que primeiro precisava derrotar os Aliados Ocidentais.

E isso mostra uma confiança notável, especialmente se pensarmos que o Exército francês era considerado o mais poderoso naquela época.

Tropas alemãs avançam na Ucrânia. Seu avanço desaceleraria mais tarde.
Tropas alemãs avançam na Ucrânia. Seu avanço desaceleraria mais tarde.
Foto: Getty Images / BBC News Brasil

Stalin, por sua vez, tinha grandes esperanças de que os estados capitalistas e o poder nazista sangrassem até a morte.

O pacto germano-soviético também era essencial para ele, porque acabava de expurgar todo o Exército Vermelho e precisava adiar qualquer possível confronto com a Alemanha.

3. Muitas vezes critica-se o fato de que os alemães esperaram muito tempo para iniciar a invasão. Você concorda com isso?

Sem dúvida, é verdade que a Operação Barbarossa foi lançada tarde demais e tem havido muito debate sobre por que foi tão tarde. Uma velha teoria afirma que foi a invasão da Grécia em abril de 1941 que a adiou, mas já na época se sabia que o principal motivo era o tempo.

O inverno de 1940-1941 foi muito chuvoso e isso causou dois problemas. Em primeiro lugar, os aeródromos avançados da Luftwaffe, a aviação militar alemã, foram totalmente inundados e simplesmente não puderam receber aviões até que secassem.

Em segundo lugar, o mau tempo atrasou a redistribuição dos veículos de transporte para a frente oriental.

Dureza do inverno russo retardou avanço da temível infantaria alemã
Dureza do inverno russo retardou avanço da temível infantaria alemã
Foto: Getty Images / BBC News Brasil

Outro ponto interessante é que cerca de 80% das divisões de transporte motorizado alemãs vieram, na verdade, do Exército francês derrotado.

Essa é uma das razões pelas quais Stalin detestava os franceses e, na Conferência de Teerã de 1943, argumentou que eles deveriam ser tratados como traidores e colaboradores. O fato de eles não terem destruído seus veículos ao se renderem era para Stalin um ponto muito sério contra eles.

4. É sabido que Stalin era extremamente paranoico. Como ele pôde ignorar tantos avisos sobre um ataque alemão?

Este é um dos grandes paradoxos da história.

Stalin, um dos homens mais desconfiados de todos, foi enganado por Hitler. Isso levou a uma série de teorias diferentes, incluindo a de que Stalin planejava invadir a Alemanha primeiro.

No entanto, essa teoria não faz muito sentido.

É baseado em um documento de plano de contingência soviético datado de 11 de maio de 1941, no qual o general Zhukov (Georgy Zhukov) e outros, que estavam cientes dos planos de invasão nazista, examinaram as possíveis respostas.

Uma das ideias que eles contemplaram foi a de um ataque preventivo. Mas o Exército Vermelho era então totalmente incapaz de realizar tal ação. Para começar, porque o principal meio de transporte de sua artilharia eram os tratores que estavam sendo usados para a colheita!

Soldados soviéticos empilham objetos capturados de seus inimigos alemães em Murmansk, na Rússia
Soldados soviéticos empilham objetos capturados de seus inimigos alemães em Murmansk, na Rússia
Foto: Getty Images / BBC News Brasil

Mas é interessante como Stalin rejeitou todo e qualquer sinal de alarme que veio a ele. Não apenas dos britânicos, mas de seus próprios diplomatas e espiões...

Talvez a explicação seja que ele estava convencido, desde a Guerra Civil Espanhola, de que todos os que viviam no exterior foram corrompidos e eram instintivamente anti-soviéticos.

Por isso, ignorou os avisos que vinham de Berlim, mesmo quando lhe mandaram um pequeno dicionário para as tropas alemãs que continha expressões como "leva-me à tua fazenda comunal". Ele estava convencido de que eram todas provocações inglesas para forçar uma luta contra a Alemanha.

No entanto, é notável que Stalin até mesmo aceitasse as garantias de Hitler de que tantas tropas estavam sendo movidas para o leste, fora do alcance dos bombardeiros britânicos, que na época eram tão fracos que não foram capazes de fazer uma diferença nas forças alemãs.

5. Quais eram os objetivos alemães? Eles estavam realmente procurando uma conquista total da URSS?

O plano era mover-se em direção ao que foi chamado de linha A-A, de Arcangel a Astracã. Isso os teria levado além de Moscou e além do Volga (rio Volga, o maior da Europa).

Então, quando a batalha por Stalingrado ocorreu, muitos soldados alemães acreditaram que apenas capturando a cidade e alcançando o Volga, eles teriam vencido a guerra.

A ideia era que as tropas soviéticas que sobreviveram às grandes batalhas no início da ofensiva poderiam ser mantidas à distância por bombardeios.

Longo cerco nazista de Stalingrado foi uma das batalhas mais sangrentas de toda a guerra. Na foto, atiradores soviéticos em posição defensiva.
Longo cerco nazista de Stalingrado foi uma das batalhas mais sangrentas de toda a guerra. Na foto, atiradores soviéticos em posição defensiva.
Foto: Getty Images / BBC News Brasil

Enquanto isso, as áreas conquistadas da Rússia e da Ucrânia seriam deixadas abertas à colonização e ao assentamento alemão. De acordo com o Plano de Fome alemão, a população das grandes cidades teria morrido de fome. Os mortos foram estimados em 35 milhões.

Todo o projeto dependia de um rápido avanço até a linha A-A e, sobretudo, da destruição do Exército Vermelho por meio de grandes cercos.

Alguns planos realmente aconteceram. Kiev, por exemplo, acabou sendo uma das maiores batalhas em número de prisioneiros capturados na história da humanidade.

6. Os alemães tiveram alguma chance de sucesso?

No fim de 1941, em um momento de pânico, Stalin disse ao embaixador búlgaro que achava que Moscou seria capturada e que tudo seria destruído.

Mas Stamenov, o embaixador, respondeu: "O sr. está louco. Mesmo se o sr. recuar para os Urais (Montes Urais), vencerá."

Para mim, isso ilustra o motivo pelo qual a Operação Barbarossa não funcionaria. O tamanho do país fez com que a Wehrmacht e seus aliados romenos e húngaros nunca tivessem tropas suficientes para conquistar e ocupar um território tão vasto.

Em segundo lugar, Hitler não aprendera a lição com o ataque japonês à China, no qual outra força altamente mecanizada e tecnicamente superior atacou um país de tamanho enorme.

Esse episódio revelou que, apesar de uma vitória inicial, o choque e o terror causados pela crueldade, que Hitler também usou contra a União Soviética, acabam provocando tanta resistência quanto o pânico e o caos.

Reich de 1.000 anos prometido por Hitler chegou ao fim após 12 anos
Reich de 1.000 anos prometido por Hitler chegou ao fim após 12 anos
Foto: Getty Images / BBC News Brasil

Hitler nunca levou isso em consideração. "Chute a porta e toda a estrutura entrará em colapso", foi a frase que continuou usando, mas ele subestimou completamente o patriotismo da maioria do povo soviético e sua raiva e determinação em continuar a luta.

7. Seria correto dizer que Stalin foi um impedimento à defesa soviética?

Sua recusa em permitir retiradas, especialmente do cerco de Kiev, levou à perda de centenas de milhares de homens. Era uma ordem para resistir ou morrer em que havia muito pouca flexibilidade.

Foi apenas na última fase da retirada para Moscou que Stalin cedeu um pouco mais, e isso foi bom porque preservou tropas suficientes para salvar a cidade.

8. Houve algum perigo de colapso do regime soviético nos primeiros estágios da invasão?

Não havia possibilidade de uma revolta popular ou algo parecido para derrubá-lo.

Na verdade, não houve muitas críticas, porque ninguém sabia realmente o que estava acontecendo e a raiva do povo naquela época estava totalmente voltada para os alemães e sua traição ao pacto germano-soviético.

Posição de Stalin nunca esteve em jogo
Posição de Stalin nunca esteve em jogo
Foto: Getty Images / BBC News Brasil

O principal risco para Stalin era um golpe no palácio. Houve um tempo em que alguns líderes soviéticos foram visitá-lo na dacha, onde se isolou em completa depressão.

Stalin os viu chegar e pensou que seria preso, mas logo percebeu que eles estavam tão assustados quanto ele e, finalmente, acabaram por convencê-lo de que precisava seguir em frente.

9. Quão decisivo foi o inverno russo na batalha por Moscou?

Não há dúvida de que a severidade daquele inverno foi importante.

Estava especialmente frio, com temperaturas às vezes caindo abaixo de 40 graus Celsius e os alemães não estavam equipados para isso, nem mesmo em termos de armamentos ou roupas.

Metralhadoras alemãs, por exemplo, muitas vezes congelavam e eles tinham que urinar nelas para tentar aquecê-las.

Os tanques Panzer tinham trilhas muito estreitas, então não podiam ser manuseados na neve, enquanto os T-34 soviéticos mais largos lhes davam uma vantagem.

Os alemães já tinham visto seu avanço desacelerar pela lama do outono, e a neve só piorava as coisas. Eles tiveram que acender fogueiras sob os motores da aeronave durante a noite para garantir que eles funcionariam na manhã seguinte.

Corpos de Hitler e Eva Braun foram enterrados e parcialmente queimados em uma vala feita por uma bomba no jardim da Chancelaria Alemã
Corpos de Hitler e Eva Braun foram enterrados e parcialmente queimados em uma vala feita por uma bomba no jardim da Chancelaria Alemã
Foto: Getty Images / BBC News Brasil

10. A invasão da URSS foi o pior erro de Hitler?

Foi.

Se tivesse mantido o status quo resultante da derrota da França e fortalecido seus exércitos constantemente com os recursos dos países que já havia conquistado, estaria em uma posição muito forte.

Portanto, se Stalin tivesse tentado lançar um ataque preventivo em 1942 e 1943, teria sido desastroso para a União Soviética.

Não há dúvida de que foi o momento decisivo da guerra. Oitenta por cento das baixas da Wehrmacht ocorreram na frente oriental; foi a Operação Barbarossa que quebrou a espinha dorsal do Exército alemão.

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade