PUBLICIDADE

Mundo

ONU diz que conversas sobre paz na Síria foram "grande oportunidade perdida" e busca novas ideias

14 dez 2017 - 20h30
Compartilhar
Exibir comentários

Uma rodada de conversas sobre a paz na Síria que acabou nesta quinta-feira foi uma grande oportunidade perdida, mas pode haver mais conversas no próximo mês caso ideias possam ser encontradas para encorajar o governo do presidente Bashar al-Assad a participar, disse o mediador da Organização das Nações Unidas, Staffan de Mistura.

Ele disse que nenhum lado realmente "sabotou" as conversas mais recentes ao se recusar a participar, mas colocou a maior parte da culpa pelo fracasso da rodada no lado do governo.

    De Mistura expressou decepção mais leve com a oposição síria, após a oposição desembarcar em Genebra descartando qualquer papel futuro para Assad. Ele disse que A postura pública dura havia sido contrabalançada com uma posição madura nas discussões a portas fechadas.

    "O objetivo que tínhamos era gerar negociações reais", disse De Mistura durante entrevista coletiva. "Deixem-me ser franco. Nós não alcançamos, nós não alcançamos estas negociações. Em outras palavras, negociações de fato não aconteceram."

    "Eu irei concluir ao dizer que foi uma grande oportunidade perdida. Uma oportunidade de ouro no final deste ano, quando na verdade há uma indicação clara de muitos lados de que operações militares estão chegando a um fim", acrescentou.

    De Mistura disse estar deixando Genebra para consultas em Nova York com o secretário-geral da ONU, António Guterres, seguido por um encontro com o Conselho de Segurança da ONU na terça-feira.

    "Eu provavelmente terei que surgir com novas ideias, parâmetros, sobre como avançar com as conversas, particularmente sobre Constituição e eleições", disse.

    A guerra civil tem assolado a Síria há mais de seis anos.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade