PUBLICIDADE

Mundo

ONU aprova resolução contra 'hostilidades' da Rússia

Texto também pede acesso humanitário a zonas de conflito

24 mar 2022 - 13h49
(atualizado às 14h30)
Compartilhar
Exibir comentários
Cemitério em Mykolaiv, cidade do sul da Ucrânia assediada pela Rússia
Cemitério em Mykolaiv, cidade do sul da Ucrânia assediada pela Rússia
Foto: EPA / Ansa - Brasil

A Assembleia-Geral da ONU aprovou nesta quinta-feira (24) uma resolução que pede a imediata interrupção das "hostilidades por parte da Rússia" na Ucrânia.

O texto recebeu 140 votos a favor e apenas cinco contra, incluindo o da própria Rússia, além de 38 abstenções, em mais uma derrota diplomática de Moscou nas Nações Unidas. O placar é quase igual ao da resolução de 2 de março, que condenou a invasão à Ucrânia.

Na ocasião, a medida recebeu 141 votos a favor e cinco contra, além de 35 abstenções. Os únicos países que votaram "não", em ambos os casos, foram Belarus, Coreia do Norte, Eritreia, Rússia e Síria. Já a China se absteve nas duas votações.

A resolução desta quinta-feira pede a "imediata cessação das hostilidades por parte da Rússia, em particular os eventuais ataques contra civis", e o acesso humanitário, de equipes médicas e de jornalistas aos locais de conflito. O texto não é vinculante, mas carrega um peso simbólico por expor o isolamento de Moscou na comunidade internacional.

Para justificar a abstenção, o embaixador chinês na ONU, Zhang Jun, disse que aprecia os "princípios" da resolução, mas afirmou que alguns itens "vão além da questão humanitária na Ucrânia". Pequim defendia um rascunho proposto pela África do Sul e que não citava a Rússia nominalmente.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade