PUBLICIDADE

Mundo

OMS recomenda que crianças de menos de 5 anos usem telas 1 hora por dia

24 abr 2019 - 16h52
Compartilhar
Exibir comentários

Crianças pequenas não deveriam passar mais de uma hora por dia assistindo televisão e vídeos ou jogando videogames, e aquelas de menos de um ano não deveriam ser expostas a telas eletrônicas, disse a Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta quarta-feira.

Crianças mexem em telefone celular em loja de Seul
07/01/2019 REUTERS/Kim Hong-Ji
Crianças mexem em telefone celular em loja de Seul 07/01/2019 REUTERS/Kim Hong-Ji
Foto: Reuters

A agência da Organização das Nações Unidas (ONU), que emitiu suas primeiras diretrizes do tipo, disse que as crianças de menos de 5 anos também deveriam ser fisicamente ativas e ter um sono adequado para ajudá-las a desenvolver bons hábitos por toda a vida e evitar a obesidade e outras doenças no futuro.

    "O que estamos alertando é o tempo de uso excessivo destas telas eletrônicas para crianças pequenas", disse a doutora Fiona Bull, especialista da OMS, em um boletim à imprensa.

    Em suas diretrizes aos Estados-membros, a OMS disse que crianças de um a quatro anos deveriam passar ao menos três horas em diversas atividades físicas distribuídas ao longo do dia.

    As crianças de menos de um deveriam interagir em brincadeiras no chão e evitar todas as telas, disse a entidade.

    A inatividade está provocando um aumento no número de pessoas obesas e acima do peso em todo o mundo, disse a OMS. O peso excessivo pode levar a mortes prematuras decorrentes de doenças cardíacas, diabetes, hipertensão e algumas formas de câncer.

    "Evitar estas mortes precisa começar nos estágios iniciais da vida", explicou Fiona.

    Atualmente, um de cada três adultos está obeso ou acima do peso, e um de cada quatro adultos não faz atividades físicas suficientes, disse.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade