OMS distribui 2,4 mi de tratamentos contra gripe a 72 países
A Organização Mundial da Saúde (OMS) distribuiu 2,4 milhões de tratamentos de antivirais contra a gripe suína para 72 países, segundo anunciou neste sábado um especialista da instituição sanitária, em Genebra.
» Ásia tem 1º caso confirmado de gripe suína
» Chegada do vírus é inevitável, diz Temporão
» Veja o que é o vírus influenza Tipo A
» Tire suas dúvidas sobre a gripe suína
Os países que receberam o antiviral Tamiflu, um dos dois remédios que mostraram ser eficientes para tratar esta infecção, são "os mais pobres e com as maiores necessidades", segundo o diretor da divisão da OMS para Alerta e Resposta Global, Michael Ryan.
Sobre os detalhes desta distribuição, insistiu em que os beneficiados foram países com poucos recursos, mas não os identificou. O responsável da OMS lembrou que várias nações têm reservas de Tamiflu, que adquiriram antes do atual foco da gripe suína.
O que é a gripe suína
É uma doença respiratória que atinge porcos causada pelo vírus influenza tipo A, que tem diversas variantes. Algumas das mais conhecidas são a H1N1, a H2N2 e a H3N2.
A gripe suína geralmente não atinge os humanos, e até então eram raros são os casos de contágio de pessoa para pessoa. A contaminação ocorre da mesma forma que a gripe comum, por meio de perdigotos (gotículas de saliva) lançados na tosse e espirros.
Sobre o recente surto que teve origem no México, a Organização Mundial de Saúde (OMS) confirmou que alguns dos casos registrados são formas não conhecidas da variedade H1N1 do vírus Influenza A.
Ele é geneticamente diferente do vírus H1N1 que vem atacando humanos nos últimos anos e contém DNA associado aos vírus que causam as gripes aviária, suína e humana, incluindo elementos de viroses européias e asiáticas.