Obama espera fortalecer laços com o Canadá após vitória de Trudeau
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, espera fortalecer os laços com o Canadá após a vitória eleitoral, por maioria absoluta, do Partido Liberal, liderado por Justin Trudeau, o novo primeiro-ministro do país nos próximos quatro anos, afirmou nesta terça-feira a Casa Branca.
Em sua entrevista coletiva diária, o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest, parabenizou Trudeau pelo triunfo e destacou o trabalho realizado por anos entre Obama e o atual primeiro-ministro, Stephen Harper, do Partido Conservador, que chegou ao poder em 2006, mas ficou com o segundo lugar no pleito de ontem.
A relação entre Harper e Obama viveu grandes momentos de tensão pelo projeto de uma empresa privada canadense para construir o oleoduto Keystone XL, que transportaria cerca de 830 mil barris diários de petróleo da província canadense de Alberta para diferentes locais no sul dos EUA.
Apesar da pressão do Congresso, controlado pelos republicanos e favorável ao oleoduto, Obama se negou a autorizar a construção do Keystone XL, o que fez Harper declarar que não aceitaria uma recusa do líder americano e a continuar insistindo no projeto.
Earnest afirmou que Obama ligará para Trudeau para parabenizá-lo pela vitória. Ao ser perguntado se a saída de Harper facilitará o diálogo entre os dois países, o porta-voz da Casa Branca afirmou que a relação entre Obama e o líder conservador foi além do oleoduto Keystone XL, ressaltando as contribuições do Canadá aos objetivos americanos.
Nesse sentido, Earnest destacou o importante apoio do Canadá à coalizão internacional, liderada por Washington, para bombardear as posições do Estado Islâmico (EI) na Síria e no Iraque.
E também citou a participação do país vizinho para finalizar as conversas sobre o Acordo de Associação Transpacífico (TPP) e no diálogo sobre o combate ao aquecimento global, visando a Conferência da ONU sobre a Mudança Climática (COP21), que será realizada em dezembro, na França.
"Desejamos seguir construindo esse tipo de progresso quando o novo primeiro-ministro tomar posse", destacou o porta-voz.
Sobre o oleoduto Keystone XL, que promete continuar marcando a agenda entre os dois países, o secretário de Estado, John Kerry, disse hoje que o resultado das urnas não mudará a política de Obama sobre o projeto canadense.