Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

O que é conclave, que acontece após a morte do papa Francisco? Quando começa?

23 abr 2025 - 13h52
Compartilhar
Exibir comentários
Papa Francisco
Papa Francisco
Foto: Reprodução/Instagram @franciscus

Com a morte do Papa Francisco na última segunda-feira, 21, o termo "conclave" ganhou destaque, gerando diversas dúvidas. O conclave é uma reunião secreta de cardeais, convocada após a morte ou renúncia do papa, com o objetivo de eleger seu sucessor. A eleição ocorre na Capela Sistina, no Vaticano, sob rigoroso juramento de silêncio.

A constituição apostólica "Universi Dominici Gregis", promulgada pelo Papa João Paulo II em 1996, estabelece que apenas cardeais com menos de 80 anos participam da votação, limitando o número de eleitores a 120. Dentre os cardeais eleitores, sete são brasileiros, aptos a participar do processo.

A eleição, realizada na Capela Sistina, é secreta, com votos depositados em urna, e o número de votos do eleito não é divulgado.

A palavra "conclave" é derivada do latim "cum clavis", que significa "fechado à chave", em referência à natureza reservada da reunião. Após a eleição, o novo Papa escolhe seu nome e é anunciado ao público com a frase "Habemus Papam".

Quanto tempo dura o conclave?

A duração dos conclaves tem diminuído ao longo do tempo. A eleição do Papa Francisco, por exemplo, durou dois dias. Historicamente, o conclave mais longo foi o que elegeu o Papa Gregório X, com uma duração de 34 meses.

O conclave deve ter início, no mínimo, 15 dias após a morte do Papa. Considerando a data da morte de Francisco, no dia 21 de abril, a eleição do novo pontífice pode começar a partir do dia 6 de maio. O Colégio dos Cardeais pode adiar o início da eleição por alguns dias, em caso de motivos graves, com um limite máximo de espera de 20 dias.

Simples Conteudo Simples Conteúdo
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade