Script = https://s1.trrsf.com/update-1747233309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Número de mortos em deslizamentos de terra na Etiópia sobe para 229

23 jul 2024 - 14h40
Compartilhar
Exibir comentários

O número de mortos em dois deslizamentos de terra no sul da Etiópia subiu para 229 e pode aumentar ainda mais, conforme a busca por sobreviventes e vítimas continuava pelo segundo dia, disse uma autoridade do governo nesta terça-feira.

Cenário após deslizamento de terra na zona de Gofa, no sul da Etiópia
23/07/2024
Reuters TV/via Basketo Zone Government Communication Affairs Department
Cenário após deslizamento de terra na zona de Gofa, no sul da Etiópia 23/07/2024 Reuters TV/via Basketo Zone Government Communication Affairs Department
Foto: Reuters

Após fortes chuvas, um deslizamento de terra soterrou pessoas na zona de Gofa, no sul da Etiópia, na noite de domingo, e um segundo deslizamento encobriu outras pessoas que haviam se reunido para ajudar na manhã de segunda-feira.

"Não sei quando isso vai parar. Ainda estamos recuperando corpos", disse Markos Melese, chefe da agência nacional de resposta a desastres na zona de Gofa, à Reuters por telefone.

"Ainda estamos cavando."

Na segunda-feira, uma autoridade disse que pelo menos 50 pessoas haviam morrido e que crianças e policiais estavam entre os mortos.

Imagens compartilhadas pela administração local mostraram pessoas desenterrando corpos com pás e mãos nuas.

"O número de mortos aumentou depois que as pessoas que vieram resgatar também foram atingidas", disse o administrador do distrito de Gofa, Misikir Mitiku. "É um incidente muito triste."

O primeiro-ministro Abiy Ahmed disse que estava profundamente triste com a terrível perda de vidas e que as autoridades federais haviam sido mobilizadas para reduzir o impacto do desastre.

O presidente da União Africana, Moussa Faki Mahamat, usou a plataforma de mídia social X para mostrar "forte solidariedade com o povo e o governo da Etiópia enquanto os esforços de resgate continuam para encontrar os desaparecidos e ajudar os desabrigados".

O chefe da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus, que é etíope, disse que estava pensando em todas as famílias afetadas e que uma equipe da OMS havia sido enviada para apoiar as necessidades imediatas de saúde.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade