PUBLICIDADE

Mundo

Nova Jersey processa cidade de Nova York por transferir sem-teto com "oferta que não se pode recusar"

3 dez 2019 - 17h27
(atualizado às 17h31)
Compartilhar
Exibir comentários

O governo do prefeito de Newark, Ras Baraka, processou o prefeito da cidade de Nova York, Bill de Blasio, acusando o colega democrata de abandonar a população de pessoas sem-teto de sua metrópole na maior cidade de Nova Jersey.

Prefeito de Newark, Ras Baraka, durante convenção em Nova York em 2015
08/04/2015 REUTERS/Mike Segar
Prefeito de Newark, Ras Baraka, durante convenção em Nova York em 2015 08/04/2015 REUTERS/Mike Segar
Foto: Reuters

A ação civil contra a cidade de Nova York, seu prefeito e seu responsável pelos desabrigados, Steven Banks, acusa o programa Assistência Especial Única (Sota) de usar táticas truculentas para enviar pessoas através do Rio Hudson para que encontrem um lugar para morar.

"Este caso diz respeito a um programa ilegal de migração 'coagida'", disseram advogados de Newark em autos registrados no Tribunal Distrital de Nova Jersey na segunda-feira.

Autoridades municipais de Nova York são acusadas de "forçar os contemplados do Sota a aceitarem a proverbial 'oferta que não se pode recusar', dizem os autos, explicando que a frase do filme de mafiosos "O Poderoso Chefão", de 1972, "na verdade é uma ordem, 'faça o que mandamos, senão...'".

A ação civil acusa Nova York de violar leis comerciais federais, citando vários ex-moradores de abrigos nova-iorquinos que foram levados às pressas a visitas a apartamentos de Nova Jersey e pressionados a escolherem um logo, e disse que o Sota pagou um ano de aluguel adiantado aos proprietários.

"Ela ouviu de responsáveis de casos em seu abrigo que deveria procurar em Nova Jersey, nas cidades de Newark ou Paterson, porque os proprietários de Nova York estavam desconfiados do programa Sota e porque encontraria algo mais rápido em Nova Jersey", disseram advogados de Newark a respeito de uma desabrigada nos autos.

O governo De Blasio não respondeu de imediato a um pedido de comentário.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade