PUBLICIDADE

Mundo

Negociações presenciais do Brexit recomeçam por acordo comercial

28 nov 2020 - 13h15
Compartilhar
Exibir comentários

As negociações presenciais entre o Reino Unido e a União Europeia sobre um acordo comercial foram reiniciadas no sábado, em mais uma tentativa de chegar a um acerto a apenas cinco semanas do fim do relacionamento atual.

O negociador da UE, Michel Barnier, chegou para conversações em Londres na manhã de sábado. Ele disse na noite de sexta-feira que estava "muito feliz" por estar de volta à cidade e que seguiria trabalhando com "paciência e determinação".

Barnier e o negociador-chefe britânico, David Frost, estão trabalhando para garantir um acordo antes que o período de transição do Reino Unido com a UE termine em 31 de dezembro. Ambos os lados pedem que o outro se comprometa nas três principais questões de contenção - pesca, ajuda estatal e como resolver quaisquer disputas futuras.

O Reino Unido deixou o bloco em 31 de janeiro deste ano e uma saída definitiva "sem acordo" iria causar confusão nas fronteiras, assustar os mercados financeiros e perturbar as cadeias de abastecimento que se estendem por toda a Europa e além - no momento em que o mundo sofre com o vasto custo econômico do surto de Covid-19.

Sobre o importante obstáculo da pesca, alguns relatos da mídia na sexta-feira apontaram que o Reino Unido rejeitou uma proposta da UE sobre o valor da cota de pesca que as frotas europeias capturam em águas britânicas que devem ser devolvidas ao Reino Unido.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade