Script = https://s1.trrsf.com/update-1744920311/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Não cabe à Rússia decidir sobre forças de paz na Ucrânia, diz Macron

16 mar 2025 - 16h58
Compartilhar
Exibir comentários

O posicionamento de tropas de paz na Ucrânia, como proposto pelo Reino Unido e pela França como parte de um acordo de cessar-fogo com a Rússia, é uma questão a ser decidida por Kiev, e não por Moscou, disse o presidente francês Emmanuel Macron em uma entrevista.

Macron e o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, têm se apressado para consolidar o apoio militar à Ucrânia, enquanto o presidente dos EUA, Donald Trump, pressiona por um acordo de paz com a Rússia. Starmer organizou uma reunião virtual no sábado com Macron e outros aliados não americanos da Ucrânia.

"A Ucrânia é soberana. Se ela pedir que forças aliadas estejam em seu território, não é algo que a Rússia aceite ou não", disse Macron em uma entrevista conjunta a vários jornais regionais franceses, publicada na noite de sábado.

A Rússia tem rejeitado a ideia de soldados de países pertencentes à aliança da Otan serem alocados na Ucrânia.

Macron disse que qualquer força de manutenção da paz consistiria em "alguns milhares de soldados por país" a serem mobilizados em locais-chave, acrescentando que vários países europeus e não europeus estavam interessados em participar.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade