Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Nacionalista Karol Nawrocki é eleito presidente da Polônia

Historiador faz oposição ao governo de Donald Tusk

2 jun 2025 - 09h49
(atualizado às 11h47)
Compartilhar
Exibir comentários

O candidato nacionalista de oposição Karol Nawrocki foi eleito presidente da Polônia após vencer o segundo turno das eleições, no último domingo (1º), com 50,89% dos votos.

Karol Nawrocki com sua esposa, Marta Nawrocka, após eleição
Karol Nawrocki com sua esposa, Marta Nawrocka, após eleição
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

O prefeito de Varsóvia, Rafal Trzaskowski, ficou com 49,11% da preferência, com uma diferença de menos de 400 mil votos (em um universo de 20,8 milhões) entre os postulantes.

Nawrocki recebeu durante a campanha o apoio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, bem como do eleitorado de extrema direita, e é crítico da União Europeia.

Enquanto isso, o premiê polonês, Donald Tusk, de centro-direita, apoiou Trzaskowski, é europeísta convicto e já foi presidente do Conselho Europeu, órgão que reúne os líderes dos 27 Estados-membros da UE.

Aos 42 anos, historiador e boxeador amador, Trzaskowski substituirá Andrzej Duda, no cargo desde 2015 e apoiado pelo partido nacionalista Lei e Justiça (PiS), que também deu sustentação à candidatura do presidente eleito.

O poder Executivo na Polônia é exercido pelo primeiro-ministro, cujo governo também é responsável pelas relações internacionais, mas o presidente tem a prerrogativa de vetar leis e pode atrapalhar a agenda de Tusk.

A presidente da Comissão Europeia (poder Executivo da UE), Ursula von der Leyen, felicitou Nawrocki pela vitória e expressou "confiança" de que Varsóvia manterá uma "ótima cooperação" com Bruxelas.

O mesmo tom foi adotado pelo presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, que desejou uma "colaboração frutífera" entre os dois países, embora Nawrocki tenha expressado a vontade de reduzir as ajudas a refugiados ucranianos.

Já a premiê da Itália, Giorgia Meloni, desejou boa sorte ao presidente eleito e destacou os "valores comuns e as sólidas relações de cooperação e histórica amizade" entre Roma e Varsóvia.

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade