Script = https://s1.trrsf.com/update-1781718913/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Mundo

Publicidade

Mosteiro histórico de Kiev é danificado e 10 pessoas são mortas em ataques russos à Ucrânia

15 jun 2026 - 09h26
(atualizado às 13h57)
Compartilhar
Exibir comentários

Um ‌mosteiro milenar que simboliza o patrimônio espiritual e cultural da Ucrânia foi gravemente danificado no mais intenso ataque aéreo russo contra Kiev nas últimas duas semanas, informaram autoridades nesta segunda-feira, enquanto 10 pessoas morreram em todo o país nos ataques ocorridos durante a madrugada.

O ⁠ministro das Relações Exteriores da França disse que o ataque ao mosteiro ‌Pechersk Lavra, em Kiev, um Patrimônio Mundial da Unesco fundado em 1051, é semelhante a um bombardeio à catedral de Notre ‌Dame, em Paris.

Os ataques russos ocorreram depois ‌que o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, disse no ⁠domingo que havia discutido com o presidente dos EUA, Donald Trump, esforços para garantir o fim do conflito de mais de quatro anos, antes de uma reunião do G7 na França nesta semana.

"Um ataque russo a Kyiv-Pechersk Lavra incendiou a Catedral da Dormição - uma igreja ‌cuja história remonta ao século 11. E este é um dos ‌crimes mais graves da ⁠Rússia contra a ⁠cultura cristã até o momento", disse Zelenskiy no X.

"Este é um ataque à ⁠nossa história", declarou ele mais ‌tarde, durante uma visita ao ‌mosteiro danificado, acrescentando: "É claro que tudo será restaurado."

Enquanto as chamas se erguiam acima do complexo religioso, os moradores de Kiev se refugiavam em abrigos subterrâneos durante o pior ataque russo à ⁠Ucrânia desde o início de junho, quando drones e mísseis mataram mais de 20 pessoas e deixaram mais de 100 feridos.

A Rússia negou ter atacado o mosteiro e afirmou que ele havia sido danificado por um míssil de ‌defesa aérea Patriot de fabricação norte-americana, mas Zelenskiy disse durante uma visita ao local que ele foi atingido por um drone ⁠russo.

Uma fonte familiarizada com a situação forneceu à Reuters uma foto do que disse ser destroços de um drone russo encontrados perto do prédio danificado da catedral na Lavra. A Reuters não conseguiu confirmar imediatamente a autenticidade da imagem.

As Forças Armadas da Ucrânia afirmaram que a Rússia lançou 70 mísseis e 611 drones contra a Ucrânia durante a noite e que suas defesas aéreas abateram 50 mísseis e 582 drones de vários tipos.

"Os mísseis balísticos continuam sendo um problema para nós", disse o porta-voz da Força Aérea Yuriy Ihnat na televisão nacional. "Dos 34 mísseis balísticos lançados, apenas 15 foram abatidos, embora esse seja um resultado significativo."

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra