Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Morre francês Étienne-Émile Baulieu, inventor da pílula abortiva

Cientista, que tinha 98 anos de idade, faleceu em Paris

30 mai 2025 - 15h54
(atualizado às 16h03)
Compartilhar
Exibir comentários

O cientista francês Étienne-Émile Baulieu, inventor da pílula abortiva, morreu nesta sexta-feira (30), aos 98 anos, em sua residência em Paris.

Cientista, que tinha 98 anos de idade, faleceu em Paris
Cientista, que tinha 98 anos de idade, faleceu em Paris
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Professor e pesquisador, Baulieu ficou mundialmente conhecido pela sua importância nos campos científico, médico e social de seu trabalho sobre o papel dos hormônios esteroides.

"Sua pesquisa foi guiada por seu compromisso com o progresso possibilitado pela ciência, seu compromisso com a liberdade das mulheres e seu desejo de permitir que todos tenham uma vida melhor e mais longa", lembrou a viúva do médico, Simone Harari Baulieu, em um comunicado.

Natural de Estrasburgo, o francês dedicou sua vida à pesquisa científica na área de endocrinologia. O estudioso deixou um grande legado ao desenvolver a pílula RU 486 no ano de 1982, transformando a vida de milhões de mulheres, permitindo que elas interrompessem voluntariamente uma gravidez de forma médica e segura.

Por meio de suas pesquisas, Baulieu descobriu o papel do DHEA, um hormônio com efeitos antienvelhecimento, e aprofundou o estudo dos neuroesteroides, que atuam no sistema nervoso.

O especialista também desenvolveu um tratamento inovador para depressão, atualmente em ensaios clínicos em diversos hospitais.

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade