Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Missão italiana ajudará mulheres com câncer no Peru

Iniciativa passará por cidade onde papa Leão XIV atuou

15 set 2025 - 12h03
(atualizado às 12h32)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma missão italiana, com dois prestigiados médicos, viajará para a cidade de Chiclayo, no Peru, onde o papa Leão XIV atuou como bispo, e para a região de Cusco, para prestar assistência médica "às comunidade mais vulneráveis", em particular às mulheres com câncer.

Iniciativa passará por Chiclayo, onde Papa atuou como bispo
Iniciativa passará por Chiclayo, onde Papa atuou como bispo
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

A iniciativa foi anunciada nesta segunda-feira (15) e é realizada pela ONG Ripartiamo APS em colaboração com a Cooperativa Social San Bernardo.

Entre os médicos voluntários que participam da expedição estão Roy De Vita, diretor de Cirurgia Plástica do Instituto de Oncologia Regina Elena, em Roma, e Walter Morale, diretor da Unidade de Nefrologia e Diálise do Serviço de Saúde de Ragusa. Ambos os profissionais já colaboraram com a ONG e fizeram viagens para o Nepal, Madagascar e Tanzânia.

"Esta missão nasce do desejo de estabelecer uma parceria com a diocese e a Cáritas de Chiclayo, oferecendo nosso apoio às comunidades mais vulneráveis", explica dom Carmelo Terranova, diretor espiritual da Ripartiamo APS. "É um gesto de proximidade com a terra que o papa Leão XIV tanto amou e onde trabalhou com dedicação e espírito de serviço", acrescentou.

A missão começará em Chiclayo, onde, em colaboração com a Caritas e o Hospital Regional de Lambayeque, De Vita e Morale realizarão procedimentos de reconstrução mamária em pacientes com câncer e procedimentos de fístula arteriovenosa em necessitados de diálise.

A equipe médica também incluirá a cirurgiã plástica especialista em reconstrução mamária María Luisa Nardulli, do Hospital Brindisi, e a oncologista hepatobiliar Rosaria Martina, do Hospital Fragagnano, ambos na região sul da Puglia, além de um grupo de voluntários.

O programa prevê que Martina realize exames de rastreamento de tumores. Também em Chiclayo, os médicos farão uma jornada de treinamento para profissionais de saúde e estudantes universitários, com foco em aspectos espirituais e éticos, organizada pela Ripartiamo APS.

A missão continuará na região de Cusco, onde os voluntários visitarão primeiro as comunidades andinas e, em seguida, realizarão exames entre as populações mais vulneráveis, em colaboração com a instituição de caridade local.

"Estamos orgulhosos de apoiar mais uma vez a Ripartiamo APS", afirma Pino Natale, diretor geral da Cooperativa San Bernardo. "Graças a esta colaboração, podemos colocar em prática os valores de solidariedade e promoção da saúde que nos tornam líderes na área".

O médico Roy De Vita, com sua Fundação "De Vita - para a Prevenção e Cirurgia da Oncologia Feminina", colabora com a Ripartiamo há anos.

"Este novo projeto, que, como os anteriores, será realizado em três fases, visa contribuir concretamente para o diagnóstico e tratamento de mulheres afetadas pelo câncer de mama que vivem em áreas desfavorecidas, onde dispositivos médicos e instrumentos cirúrgicos são limitados ou, muitas vezes, completamente inexistentes", concluiu o cirurgião.

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade