PUBLICIDADE

Mundo

Catalães comemoram aniversário de referendo separatista

Centro de Barcelona foi ocupado em comemorações pelo aniversário do referendo

1 out 2018 - 16h33
(atualizado às 17h41)
Compartilhar
Exibir comentários

Dezenas de milhares de catalães encheram o centro de Barcelona nesta segunda-feira para comemorar o aniversário do referendo de independência da região do nordeste espanhol, e manifestantes fizeram tentativas breves de bloquear ruas e trilhos de trens.

Grupos de estudantes tomaram a praça central da cidade e agitaram bandeiras separatistas amarelas, vermelhas e azuis bradando "1º de outubro, nada de perdoar, nada de esquecer". Outras pessoas soltaram bombas de fumaça e fogos de artifício nas proximidades.

Madri impôs o controle direto sobre a Catalunha depois que esta declarou independência na esteira do referendo. Mais tarde eleições deram posse a um governo regional a favor da separação da Espanha, mas um partido que apoia a união conquistou a maioria dos votos.

Manifestação em Barcelona
 1/10/2018   REUTERS/Albert Gea
Manifestação em Barcelona 1/10/2018 REUTERS/Albert Gea
Foto: Reuters

Pesquisas na Catalunha mostram uma divisão equilibrada entre os que preferem permanecer na Espanha e aqueles que querem a secessão. Já o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, disse que defende um diálogo sobre o futuro da região, mas descartou qualquer iniciativa independentista.

Os protestos desta segunda-feira provaram que o movimento separatista não está derrotado, disse Marcal Mata, funcionário de 57 anos de um armazém.

"Queremos enviar a mensagem de que não acabou naquele dia (do ano passado). E embora os olhos do mundo já não estejam sobre nós, iremos em frente".

Em outras partes da região centenas de manifestantes tentaram bloquear ruas e trilhos de trens, e alguns colocaram pneus em uma via expressa, mas foram dispersados rapidamente.

Veja também:

Você é um 'ilunga' ou um 'friolero'? Conheça o mundo das palavras intraduzíveis:

 

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade