7 eventos ao vivo

Mike Pompeo diz que missão dos EUA é evitar guerra com Irã

Secretário de Estado disse que Washington toma medidas para dissuadir Teerã, mas acrescentou que Trump agirá se não houver mudança

22 set 2019
13h17
atualizado às 13h51
  • separator
  • 0
  • comentários

Os Estados Unidos querem evitar uma guerra com o Irã e as tropas adicionais que foram mobilizadas na região do Golfo Pérsico são para "dissuasão e defesa", disse neste domingo o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo.

Em entrevista ao programa Fox News Sunday, Pompeo acrescentou estar confiante de que o presidente Donald Trump agirá, caso tais medidas de dissuasão fracassem, e que isso está bem compreendido pela liderança iraniana.

Secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo. 7/8/2019. REUTERS/Yuri Gripas
Secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo. 7/8/2019. REUTERS/Yuri Gripas
Foto: Reuters

"Nossa missão estabelecida é evitar a guerra", disse Pompeo. "Vocês viram o que o secretário Esper anunciou na sexta-feira, estamos colocando forças adicionais na região com o propósito de dissuasão e defesa", disse ele.

Pompeo disse que Washinton está tomando medidas para dissuadir Teerã, mas acrescentou que Trump agirá se Teerã não modificar seu comportamento.

"Se a dissuasão continuar a falhar, também estou confiante de que o presidente Trump vai continuar a tomar as atitudes que são necessárias", disse ele.

As tensões entre Washington e Teerã escalaram após um ataque no último fim de semana contra instalações petrolíferas sauditas, que de início reduziu pela metade a produção de petróleo do reino, maior exportador mundial. Os Estados Unidos e a Arábia Saudita responsabilizaram Teerã pelo episódio.

Os EUA têm intensificado as sanções contra o Irã, penalizando o Banco Central do país, enquanto o Pentágono disse estar enviando tropas para robustecer as defesas aéreas e antimísseis nas instalações petrolíferas sauditas.

O Irã nega envolvimento no ataque. O movimento Houthi, do Iêmen, grupo aliado aos iranianos que lutam contra uma coalizão liderada pelos sauditas na guerra civil iemenita, assumiu a responsabilidade pelo ataque.

O secretário do Tesouro dos EUA, Steven Mnuchin, disse à CNN que o ataque contra as instalações sauditas foram um ataque contra o sistema econômico mundial. Para ele, qualquer país que esteja atrelado ao dólar deve acatar as sanções contra o Irã.

Veja também

 

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade