PUBLICIDADE

Mundo

México teme "banho de sangue" e pede diálogo na Venezuela após Guaidó convocar população às ruas

30 abr 2019 - 10h55
(atualizado às 11h01)
Compartilhar
Exibir comentários

O governo do México manifestou nesta terça-feira sua preocupação pela situação na Venezuela e disse que teme uma "possível escalada da violência e derramamento de sangue", depois que o líder da oposição venezuelana, Juan Guaidó, convocou o povo às ruas buscando a saída do presidente Nicolás Maduro do poder.

Militar atira bomba de gás lacrimogêneo  próximo à base aérea La Carlota em Caracas
30/04/2019
REUTERS/Carlos Garcia Rawlins
Militar atira bomba de gás lacrimogêneo próximo à base aérea La Carlota em Caracas 30/04/2019 REUTERS/Carlos Garcia Rawlins
Foto: Reuters

Guaidó, que foi reconhecido por dezenas de países como "presidente interino" do país petroleiro, convocou nesta terça-feira militares e civis a buscar o "fim definitivo" do governo de Maduro em uma base aérea rodeado de soldados, políticos e manifestantes.

"O governo do México segue atentamente a situação que está ocorrendo na Venezuela e expressa sua preocupação com uma possível escalada de violência e derramamento de sangue que podem ocorrer derivados destes eventos", disse a chancelaria mexicana em um comunicado.

"O México reitera seu desejo e compromisso em encontrar uma solução pacífica, democrática e mediante diálogo para esta crise, privilegiando em todo momento o respeito irrestrito aos direitos humanos", acrescentou.

Além disso, a secretaria de Relações Exteriores assegurou que está realizando consultas com 16 países do chamado "Mecanismo de Montevideo", que inclui Uruguai e outros países centroamericanos, para "encontrar uma rota comum" para a situação na Venezuela.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade