PUBLICIDADE

Mundo

Merkel e Macron reforçam apoio a fundo de recuperação da UE

Líderes se reuniram nesta segunda-feira (29) em Berlim

29 jun 2020 - 18h47
Compartilhar
Exibir comentários

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e o presidente da França, Emmanuel Macron, reforçaram nesta segunda-feira (29) seu compromisso a favor do Fundo de Recuperação da União Europeia (UE) para socorrer Estados-membros em crise devido à pandemia do novo coronavírus Sars-CoV-2.

    Em entrevista coletiva em Berlim, os dois líderes, que se reuniram pessoalmente pela primeira vez desde a reabertura das fronteiras, destacaram que os governos alemão e francês "irão unir esforços e se apoiar mutuamente".

    "Estamos passando por um momento sério", observou Merkel. "Por um lado, a pandemia e, por outro, uma situação econômica que nos apresenta grandes desafios, tanto em nossos respectivos países quanto na UE".

    A chanceler citou as mudanças climáticas e a revolução digital como grandes desafios do futuro próximo. "Essa crise terá efeito ainda por muito tempo", alertou Merkel, destacando a "importância do conselho Europeu de 17 e 18 de julho", no qual os países-membros poderão debater o orçamento e o plano de relançamento da economia pós-pandemia. "Depois da pandemia, o mundo será diferente do que era", observou a política alemã, reforçando que "mais do que nunca é preciso investir no futuro, nos grandes desafios como a luta contra o aquecimento global".

    Durante a coletiva, Merkel ainda recordou que a Alemanha assumirá a presidência da UE no próximo dia 1º de julho, junto com Portugal e Eslovênia.

    Macron, por sua vez, considerou que "o importante é que o fundo seja eficaz, e afirmou que ele "deve chegar em julho". "Esta é a prioridade absoluta", acrescentou. "Durante a crise, mostramos nossa força e resiliência. Selamos um acordo histórico no dia 18 maio, que resulta não só de três semanas de discussão, mas de três anos de trabalho", ressaltou o líder francês.

    Macron ainda citou os avanços conquistados sobre um orçamento comum e enfatizou que é possível "fazer desse momento da verdade, um momento de sucesso" para garantir uma "Europa mais solidária e soberana". Agenda Ambiental francesa - Hoje, o presidente da França também reforçou a agenda ambiental do seu governo e afirmou que as negociações com o Mercosul estão interrompidas.

    "Parei completamente as negociações (com o Mercosul) e os últimos relatórios que nos foram submetidos me asseguram da minha decisão", disse Macron, que tem se oposto ao acordo devido as questões ambientais, como a não efetiva implementação do Acordo de Paris sobre as mudanças climáticas.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade