PUBLICIDADE

Mundo

Manifestante iraquiano é morto por segurança diante de filial de grupo paramilitar

20 jul 2018 - 17h31
Compartilhar
Exibir comentários

Um segurança postado diante de uma filial de um dos grupos paramilitares mais poderosos do Iraque matou um manifestante a tiro nesta sexta-feira enquanto tentava repelir uma multidão, disseram fontes da polícia, elevando as tensões provocadas pela falta de serviços básicos que assola cidades do sul.

Manifestantes em Bagdá
 20/7/2018  REUTERS/Khalid Al-Mousily
Manifestantes em Bagdá 20/7/2018 REUTERS/Khalid Al-Mousily
Foto: Reuters

Duas pessoas ficaram feridas quando manifestantes se reuniram diante da sede local da Organização Badr, apoiada pelo Irã, atirando tijolos e pedras.

    "Recebemos o corpo de um manifestante com um ferimento de bala na cabeça", disse um médico de um hospital da cidade de Diwaniya.

    A morte desta sexta-feira eleva para quatro o número de manifestantes que perderam a vida em quase duas semanas de protestos contra políticos corruptos acusados de não prover serviços básicos e empregos ao polo petrolífero decadente de Basra e outras cidades.

    Dezenas de membros das forças de segurança ficaram feridos nas manifestações, algumas das quais ocorreram na entrada de campos petrolíferos. Autoridades dizem que a produção não foi afetada.

A revolta também se dirigiu a grupos paramilitares como o Badr, o que é incomum. Os políticos do Badr receberam muitos votos na eleição parlamentar de 12 de maio, que foi ofuscada por alegações de fraude.

    Milhares protestaram em cidades do sul e em Bagdá, pedindo a queda de partidos políticos, e intensificaram as manifestações apoiados pelos clérigos mais influentes do país.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade