PUBLICIDADE

Mundo

Mafioso da Camorra retorna à prisão na Itália após 5 meses

Pasquale Zagaria estava em prisão domiciliar desde abril

22 set 2020 - 17h40
(atualizado às 19h46)
Compartilhar
Exibir comentários

Colocado em prisão domiciliar por motivos de saúde desde abril, durante a fase crítica da pandemia do novo coronavírus na Itália, Pasquale Zagaria, ligado à máfia napolitana Camorra, retornou à prisão nesta terça-feira (22).

Pasquale Zagaria e Nitto Santapaola
Pasquale Zagaria e Nitto Santapaola
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

O empreendedor e irmão de Michele Zagaria, chefe do poderoso clã dos Casalesi preso desde 2011, foi transferido nesta manhã para o presídio da Ópera, em Milão.

O mafioso havia sido colocado em prisão domiciliar na casa de um familiar em Brescia por motivos de saúde relacionados à Covid-19 em abril por decisão do Tribunal de Vigilância de Sassari, que fixou o prazo de cinco meses para a medida.

Na ocasião, Zagaria estava submetido ao regime de isolamento total chamado "41 bis", mas acabou se beneficiando de decisões da Justiça. As autoridades alegaram que as estruturas sanitárias da cadeia da Sardenha, onde ele cumpria pena, não oferecia as condições para se tratar de uma "grave doença".

A decisão, no entanto, foi alvo de polêmica e colocou em xeque a legitimidade constitucional do decreto do ministro da Justiça, Alfonso Bonafede.

Hoje, porém, o Tribunal de Brescia considerou que as necessidades do mafioso cessaram e, com isso, ele teve que retornar ao presídio.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade