PUBLICIDADE

Mundo

Maduro diz que espera dialogar com oposição venezuelana em agosto

25 jul 2021 - 12h58
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou que pretende iniciar diálogo com a oposição do país no próximo mês no México, com mediação da Noruega, em um processo que ele espera que seja endossado pelos Estados Unidos.

Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, durante cerimônia em Caracas
22/01/2021 REUTERS/Manaure Quintero
Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, durante cerimônia em Caracas 22/01/2021 REUTERS/Manaure Quintero
Foto: Reuters

Em maio, a oposição venezuelana mudou de estratégia e mostrou disposição em retornar às negociações para resolver a crise política no país-membro da Opep.

Maduro tem lidado com um colapso econômico na outrora próspera Venezuela desde que assumiu o cargo em 2013 e enfrenta acusações de corrupção, violações de direitos humanos e manipulação eleitoral em 2018 vindas de seus oponentes internos, dos Estados Unidos e da União Europeia. Ele nega as acusações.

Em junho, diplomatas de alto escalão em Washington, Bruxelas e Ottawa disseram que estariam dispostos a revisar as sanções ao governo de Maduro se o diálogo com a oposição tivesse um progresso significativo e levasse a eleições livres e justas.

"Posso dizer que estamos prontos para ir para o México", disse Maduro em uma entrevista à rede de televisão estatal Telesur na noite de sábado. "Começamos a discutir uma agenda complicada e difícil."

A oposição da Venezuela, liderada por Juan Guaidó, acusou Maduro de usar rodadas anteriores de negociação para ganhar tempo diante da pressão diplomática e das sanções por parte dos Estados Unidos e outros países. Guaido é reconhecido por Washington e várias outras democracias ocidentais como o líder legítimo do país.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade