PUBLICIDADE

Mundo

França celebra Dia da Bastilha na véspera da final da Copa

Macron passou pela Champs Elysées em sua segunda parada de 14 de Julho, saudado por centenas de espectadores

14 jul 2018 - 15h10
(atualizado às 15h44)
Compartilhar
Exibir comentários

A França comemorou o Dia da Bastilha neste sábado (14) com uma colorida parada militar em Paris comandada pelo presidente Emmanuel Macron, e a expectativa é que a festa continue no domingo, com a seleção de futebol do país enfrentando a Croácia na final da Copa do Mundo da Rússia.

Presidente francês Emmanuel Macron durante cerimônia do Dia da Bastilha
Presidente francês Emmanuel Macron durante cerimônia do Dia da Bastilha
Foto: Thierry Chesnot / Getty Images

Desfilando em um veículo militar cercado por motocicletas e guiado pela cavalaria, Macron passou pela avenida Champs Elysées, a mais famosa de Paris, em sua segunda parada de 14 de Julho, saudado por centenas de espectadores.

O Dia da Bastilha celebra a tomada da prisão em 1789, um marco fundamental para a Revolução Francesa.

Depois de convidar o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em 2017, Macron convidou os líderes de Japão e Cingapura, dois países asiáticos que têm parcerias estratégicas com a França há muito tempo.

A parada, de mais de duas horas, teve cerca de 4.200 soldados, 220 veículos e cerca de 100 aviões e também contou com a participação de soldados japoneses e cingapurianos como convidados de honra.

Incidentes

Dois problemas foram registrados. Houve um choque entre duas motocicletas durante uma exibição em frente aos convidados e um jato Alpha da unidade de acrobacias da Força Aérea francesa liberou uma cor errada durante o vôo para a formação da bandeira francesa.

A França mobilizou cerca de 110 mil efetivos de segurança para as festividades do Dia da Bastilha e a final da Copa do Mundo.

A expectativa é que centenas de milhares de pessoas tomem as ruas, de Paris e dos menores vilarejos, e as celebrações devem continuar por muito tempo na noite de domingo se a França levantar a taça da Copa do Mundo pela segunda vez.

Veja também

Copa do Mundo: qual seleção será campeã na Rússia?:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade