PUBLICIDADE

Mundo

Liga Norte apresenta moção de desconfiança contra premier

Matteo Salvini fez apelos para convocação de novas eleições

9 ago 2019 - 08h50
Compartilhar
Exibir comentários

A crise política na Itália, que coloca em risco a continuidade do governo, agravou-se nesta sexta-feira (9) com uma moção de desconfiança no Senado apresentada pela Liga Norte, de Matteo Salvini, contra o primeiro-ministro Giuseppe Conte. A legenda de extrema-direita liderada por Salvini, vice-premier e ministro do Interior, alegou que o país enfrenta muitos entraves, com "nãos que fazem mal" à Itália. "Quem perde tempo quer salvar somente sua cadeira", atacou Salvini pelo Twitter, referindo-se aos cargos públicos. "Para alguns, primeiro é a cadeira. Para nós, são os italianos. Não ao governo técnico. Não aos joguinhos no governo. A Itália do 'sim' não espera. Vamos dar a palavra imediatamente ao povo", exclamou o líder da Liga Norte, voltando a pedir eleições antecipadas. "Espero que Conte não pense em formar um outro governo como premier, diferente desse. Sempre dissemos que, depois deste governo, a única alternativa seria convocar eleições", afirmou Salvini à ANSA.

    A Liga Norte forma desde junho de 2018 um governo com o partido Movimento 5 Estrelas (M5S), do ex-comediante Beppe Grillo e do vice-premier e ministro do Desenvolvimento Econômico Luigi Di Maio. Apesar de terem posições políticas contrárias, as duas legendas, que foram as mais votadas nas últimas eleições gerais, uniram-se em torno de um "pacto" para formar um governo. No entanto, nos últimos meses, foram cada vez mais constantes os momentos de instabilidade e choque entre a Liga e o M5S devido a divergências em projetos de lei e problemas dentro do próprio governo.

    O estopim para a crise ocorreu na última quarta-feira (7), quando uma moção apresentada pelo M5S foi bloqueada no Senado. O partido queria frear o projeto de lei de trem de alta velocidade (TAV) entre Turim e Lyon, na França, que é fortemente defendido pela Liga. O placar da votação deixou claro que o governo sofria um forte racha e que não formaria mais maioria. Salvini, embalado pelo fato da Liga Norte ter sido o partido italiano mais votado nas eleições ao Parlamento Europeu em 2019, passou, então a pressionar para a convocação de novas eleições na Itália.

    Mesmo em pleno período de férias de verão, a crise política tem afetado os mercados italianos. O índice Ftse Mib da Bolsa de Valores de Milão caiu 2,21% hoje. As ações de bancos italianos, como o Banco BPM e o Unicredit, despencaram 7,8% e 5,8%, respectivamente. O spread entre o Btp (títulos do Estado italiano) e o Bund (títulos públicos alemães) chegou a bater 240 pontos. O índice indica, de modo geral, o quão arriscado é emprestar dinheiro à Itália em relação à Alemanha.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade