PUBLICIDADE

Mundo

Laicos, minorias e indígenas preparam manifestações contra o papa no Chile

10 jan 2018 - 15h20
(atualizado às 16h06)
Compartilhar
Exibir comentários

Milhares de chilenos e paroquianos de países vizinhos esperam acompanhar com júbilo a visita do papa Francisco ao Chile na próxima semana, mas laicos, comunidades indígenas e até um grupo de católicos planejem manifestações contra o pontífice em cada cidade de sua passagem pelo país.

Papa Francisco para para diplomatas na Cidade do Vaticano
8/01/2018 REUTERS/Andrew Medichini/Pool
Papa Francisco para para diplomatas na Cidade do Vaticano 8/01/2018 REUTERS/Andrew Medichini/Pool
Foto: Reuters

Um grupo de fiéis que acusa um bispo nomeado por Francisco de proteger um sacerdote pedófilo prepara atos de rejeição ao papa em sua chegada a Santiago, na segunda-feira.

Em 2015, o sumo pontífice nomeou Juan Barros como bispo da cidade de Osorno. A nomeação indignou muitos católicos e vítimas que veem Barros como um dos protetores de Fernando Karadima, poderoso sacerdote acusado de reiterados abusos sexuais contra menores.

Críticos no Chile dizem que Barros possuía conhecimento e ajudou a encobrir os atos de Karadima, que foi mentor de vários jovens sacerdotes, incluindo o bispo de Osorno. Barros negou as acusações.

Juan Carlos Claret, porta-voz de um grupo de fiéis de Osorno, disse à Reuters que, apesar de sua insistência, representantes do Vaticano se negaram a organizar uma reunião com o papa durante sua passagem pelo Chile.

"Acreditamos que as vítimas de abuso sexual foram marginalizadas pela Igreja... e temos a intenção de manter vivo o problema", disse Claret.

É provável que as manifestações do grupo, programadas para coincidir com aparições públicas de Francisco em Santiago, ofusquem a visita, já questionada por muitos chilenos que veem nestes tipos de casos feridas abertas perante uma sensação de impunidade.

O sumo pontífice, que nasceu na Argentina e viveu parte de sua juventude no Chile, defendeu Barros e aumentou as tensões quando há três anos pediu para a cidade de Osorno pensar "com a cabeça".

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade