PUBLICIDADE

Mundo

Kiev diz ter derrubado balões russos que voavam sobre a capital

15 fev 2023 - 15h12
(atualizado às 16h00)
Compartilhar
Exibir comentários

Seis balões russos foram avistados sobre Kiev e a maioria foi abatida pela defesas aérea, informou a administração militar da capital ucraniana nesta quarta-feira.

O órgão disse que os balões podem estar carregando refletores de canto e equipamentos de reconhecimento, mas não especificou quando sobrevoaram a capital, embora alertas aéreos tenham sido emitidos na capital nesta quarta-feira.

"Segundo informações que agora estão sendo esclarecidas, eram balões que se moviam no ar sob a propulsão do vento", escreveu o órgão militar pelo aplicativo de mensagens Telegram.

"O propósito de lançar os balões era possivelmente detectar e esgotar nossas defesas aéreas".

Pouco antes do anúncio, o porta-voz da força aérea ucraniana, Yuriy Ihnat, disse que a Rússia, que invadiu a Ucrânia em fevereiro do ano passado, pode estar usando balões em uma nova campanha para preservar seus estoques de drones de reconhecimento.

"Drones de reconhecimento como o Orlan-10 agora estão sendo usados com mais moderação (pela Rússia), e eles pensaram 'Por que não usamos esses balões?' Então eles estão usando", disse Ihnat à televisão ucraniana.

Mais tarde, ele confirmou que as sirenes de ataque aéreo soaram na capital nesta quarta-feira por causa de balões voando no alto.

A Rússia não comentou imediatamente os relatos de balões sobre Kiev.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade