Jovens do partido de Meloni entoam coros fascistas em vídeo
Oposição cobrou condenação por parte da premiê da Itália
Políticos de oposição cobraram um posicionamento da premiê Giorgia Meloni após a divulgação de um vídeo que mostra jovens entoando coros fascistas e em apologia ao ditador Benito Mussolini na sede de seu partido, o Irmãos da Itália (FdI), em Parma.
O caso ocorreu em um endereço utilizado pela Juventude Nacional, movimento juvenil da legenda presidida pela primeira-ministra italiana e que determinou uma intervenção no diretório do grupo em Parma por motivos de "incompatibilidade política".
O vídeo foi gravado na noite de 28 de outubro, aniversário da Marcha sobre Roma, manifestação que simbolizou a ascensão de Mussolini ao poder na Itália.
Na gravação, jovens aparecem cantando a música fascista "Me ne frego" ("Não me importo"), que diz: "Se o sol do futuro for vermelho, não me importo de morrer agitando a bandeira tricolor! Não nos importamos com a prisão, a camisa negra triunfará. Se não triunfar, será um massacre com cassetetes e granadas de mão". Também é possível ouvir gritos de "Duce" ("Líder"), título pelo qual o ditador gostava de ser chamado.
"Vamos ver se Meloni desta vez vai condenar as ações da melhor juventude italiana. Temos poucas esperanças", ironizou Luigi Tosiani, secretário do progressista Partido Democrático (PD) na região da Emilia-Romagna.
Já o prefeito de Parma, Michele Guerra, independente de centro-esquerda, declarou que os valores da cidade são "totalmente opostos àqueles alardeados sem pudor na sede do Irmãos da Itália". "Parma jamais aceitará a esquálida propaganda de uma era horrenda", acrescentou.
O eurodeputado do PD Sandro Ruotolo também se pronunciou e cobrou diretamente a primeira-ministra. "Meloni, o que você vai fazer desta vez? Silêncio ou condenação? Tomar medidas em relação a seus militantes ou fingir que nada aconteceu?", questionou.
O FdI nasceu de uma costela do extinto partido pós-fascista Movimento Social Italiano (MSI), que havia sido fundado por antigos aliados de Mussolini.
A legenda de Meloni mantém até hoje como símbolo uma chama com as cores da bandeira italiana que era emblema do MSI, embora oficialmente tente se dissociar de grupos neofascistas.