PUBLICIDADE

Mundo

Itamaraty quer solução por disputa entre Venezuela e Guiana

Controvérsia territorial entre os países existe há um século, mas foi reacendida por causa da exploração de petróleo no litoral da Guiana

12 jan 2019 - 14h38
(atualizado às 14h39)
Compartilhar
Exibir comentários

O Ministério das Relações Exteriores divulgou nota neste sábado (12) onde reitera "compromisso" do governo brasileiro "de favorecer a solução pacífica da controvérsia territorial entre a Venezuela e a Guiana". O "diferendo Venezuela-Guiana" é em torno de uma área de fronteira. A controvérsia existe há um século, mas foi reacendida por causa da exploração de petróleo no litoral da Guiana.

Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, durante entrevista coletiva no Palácio de Miraflores
09/01/2019 REUTERS/Manaure Quintero
Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, durante entrevista coletiva no Palácio de Miraflores 09/01/2019 REUTERS/Manaure Quintero
Foto: Reuters

Conforme noticiou a "Agência Brasil" na véspera do Natal, o governo Nicolás Maduro acusou a Guiana de violar a soberania da Venezuela após a incursão de dois navios contratados pela companhia transnacional ExxonMobil.

"Dada à flagrante violação de nossa soberania por navios de exploração de petróleo contratados pela Guiana, a Marinha Bolivariana começou a aplicar os protocolos pertinentes, com rigor e estrita adesão a acordos e tratados internacionais", disse o chanceler venezuelano, Jorge Arreaza.

O Itamaraty condicionou sua contribuição ao desfecho da crise política na Venezuela. "O Governo brasileiro estará pronto a contribuir junto à Venezuela para um diálogo frutífero com a Guiana, e vice-versa, quando houver um governo legítimo em funcionamento em Caracas".

Em nota, o Ministério das Relações Exteriores afirma que o governo brasileiro "reitera, ademais, seu apoio à decisão do Presidente da Assembleia Nacional [Juan Guaidó] legítima da Venezuela de assumir constitucionalmente a Presidência da Venezuela".

Veja também:

Top News: inflação medida pelo IPCA terminou 2018 em 3,75%:
Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade