Italianos confiam em presidente, mas não em partidos
Estudo mostrou que prestígio de Sergio Mattarella ainda é alto
Um estudo divulgado nesta quarta-feira (8) apontou que os italianos confiam no presidente da República, Sergio Mattarella, mas não nos partidos políticos.
A pesquisa foi conduzida pelo Instituto Nacional de Estatística (Istat) para avaliar a percepção dos cidadãos em relação às instituições.
O chefe de Estado, que tradicionalmente une todos os italianos, tem a confiança de 68,2% das pessoas, uma queda de 3,4 pontos em relação a 2023 (71,6%). Segundo o estudo, 45,2% dos cidadãos deram notas entre oito e 10 para Mattarella, enquanto 23% deram entre seis e sete.
Na Itália, o presidente da República é eleito pelo Parlamento e exerce apenas a função de chefe de Estado, mantendo-se distante das batalhas políticas cotidianas e das ações de governo. Mattarella é o mais longevo no cargo, com quase 11 anos no Palácio do Quirinale.
Para efeito de comparação, apenas pouco mais de 20% dos entrevistados demonstram confiança nos partidos políticos, e 37,3% expressaram juízo positivo sobre o governo da premiê Giorgia Meloni ? os índices sobem para 40,9% para governos regionais e 48,3% para gestões municipais.
Ou seja, quanto maior a proximidade do cidadão com o gestor, maior o nível de confiança. A instituição com melhor avaliação pelos italianos é o Corpo de Bombeiros, com mais de 90% de aprovação, seguido pelas forças de segurança, com 72,9%.