Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Itália tenta mediar com Israel após ataque a flotilha para Gaza

Objetivo é garantir chegada de ajudas e evitar ações ofensivas

24 set 2025 - 12h20
(atualizado às 13h06)
Compartilhar
Exibir comentários

O vice-premiê e ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, tenta mediar com o governo de Israel para permitir a entrada na Faixa de Gaza da ajuda humanitária levada pela Flotilha Global Sumud, atacada com drones não identificados na madrugada desta quarta-feira (24).

O vice-premiê e ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani
O vice-premiê e ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

"O ministro está em contato com o governo israelense e apontou um mecanismo de mediação confiável", disse uma fonte da Farnesina. "O governo italiano está examinando todas as opções para evitar novas ações ofensivas contra os barcos da flotilha", acrescentou.

A frota reúne mais de 50 embarcações com mais de 600 ativistas de dezenas de países, incluindo a ambientalista sueca Greta Thunberg, o brasileiro Thiago Ávila e políticos italianos.

Após o ataque da última madrugada, que não deixou feridos, a Itália enviou uma fragata da Marinha Militar para acompanhar a flotilha e fornecer eventual apoio para socorro.

A missão humanitária tem dominado a pauta política no país europeu nos últimos dias, com crescente pressão da oposição e da sociedade civil para o governo de Giorgia Meloni reconhecer o Estado da Palestina, aplicar sanções a Israel e assegurar proteção para os ativistas da flotilha.

Na segunda-feira passada (22), uma greve geral em prol de Gaza mobilizou mais de meio milhão de pessoas na Itália.

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade