PUBLICIDADE

Mundo

Itália segue EUA e nomeia enviado especial para o clima

Diplomata Alessandro Modiano foi encarregado da função

15 jan 2022 - 12h05
(atualizado às 12h08)
Compartilhar
Exibir comentários

Seguindo o modelo dos Estados Unidos, o governo da Itália nomeou neste sábado (15) seu primeiro enviado especial para o clima.

Alessandro Modiano, novo enviado da Itália para o clima
Alessandro Modiano, novo enviado da Itália para o clima
Foto: Ansa / Ansa - Brasil

Enquanto nos EUA essa função foi entregue ao ex-secretário de Estado John Kerry, o país europeu encarregou o diplomata Alessandro Modiano, 57, vice-diretor-geral do Ministério das Relações Exteriores para assuntos globais.

Modiano será o principal representante da Itália em negociações multilaterais sobre a crise climática, tema que ganhou um ministério específico no governo do premiê Mario Draghi.

"Essa nomeação reforça ainda mais a liderança da Itália na luta contra as mudanças climáticas e representa um novo instrumento graças ao qual nosso país pode enfrentar a emergência do aquecimento global", disse o ministro da Transição Ecológica, Roberto Cingolani, por meio de uma nota.

"Por meio da nomeação de um enviado especial para o clima, a Itália confirma seu empenho no combate às mudanças climáticas e confirma a vontade de reafirmar a própria liderança em um dos temas cruciais para a sobrevivência do planeta assim como o conhecemos", reforçou o ministro das Relações Exteriores, Luigi Di Maio.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade