Script = https://s1.trrsf.com/update-1786557910/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Mundo

Publicidade

Itália prorroga controle de passaportes com Espanha por mais 15 dias

Madri também vai estender suspensão de Schengen por 2 semanas

31 ago 2026 - 08h09
(atualizado às 08h27)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
A Itália prorrogou por 15 dias o controle de passaportes para viajantes vindos da Espanha, mantendo a suspensão do Acordo de Schengen até meados de setembro. A decisão visa conter riscos de terrorismo e imigração clandestina após a crise migratória no enclave de Ceuta. Em reciprocidade, o governo espanhol também estendeu a fiscalização de fronteira por duas semanas, embora ambos os países da União Europeia esperem normalizar a circulação e retomar a cooperação em breve.

A Itália prorrogou nesta segunda-feira (31) a suspensão do Acordo de Schengen com a Espanha por mais 15 dias, estendendo até meados de setembro os controles de passaportes de viajantes extracomunitários procedentes do país ibérico.

Protesto contra presença de imigrantes em Ceuta, exclave espanhol no norte da África
Protesto contra presença de imigrantes em Ceuta, exclave espanhol no norte da África
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

A medida, em vigor desde 1º de agosto, foi adotada após a crise migratória na cidade autônoma espanhola de Ceuta, no norte da África, palco de uma entrada em massa de mais de 70 mil pessoas provenientes do Marrocos no fim de julho.

Ceuta tem um status especial e não faz parte da Área Schengen, zona de livre circulação na União Europeia, mas a Itália alegou riscos associados ao terrorismo e à imigração clandestina para reintroduzir os controles de fronteira.

Segundo o ministro italiano do Interior, Matteo Piantedosi, a suspensão foi prorrogada porque "persistem as motivações que levaram a esta medida". "Por outro lado, os esforços que o governo espanhol, juntamente com a União Europeia, vem fazendo para superar essa situação são certamente louváveis", salientou.

Já o vice-premiê e ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, destacou que a decisão foi motivada pela "necessidade de garantir a segurança das fronteiras e impedir qualquer tipo de infiltração, a começar pela jihadista".

A crise começou no fim de julho, quando cerca de 72 mil migrantes atravessaram a nado de Marrocos para Ceuta em apenas dois dias. A grande maioria foi devolvida quase imediatamente, mas centenas de pessoas, muitas delas menores de idade, permanecem na cidade autônoma.

A decisão da Itália de suspender o Acordo de Schengen provocou irritação na Espanha, que acusou a gestão da premiê Giorgia Meloni de não reagir à altura da crise em Ceuta e adotou medidas de reciprocidade válidas até 7 de setembro. De acordo com fontes do Ministério do Interior espanhol consultadas pela ANSA nesta segunda-feira, Madri também vai prorrogar o controle de passaportes por duas semanas.

No entanto, apesar do embate entre dois dos principais países da UE, Piantedosi indicou que espera uma normalização em breve. "Espero que essa possa ser a última [prorrogação da suspensão]. Também estamos disponíveis a quaisquer formas de colaboração com a Espanha e a União Europeia", salientou.

Ansa - Brasil
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra