PUBLICIDADE

Mundo

Itália propõe centros de imigrantes na África para interromper fluxo imigratório

25 jun 2018 - 17h50
(atualizado em 26/6/2018 às 15h51)
Compartilhar
Exibir comentários

A Itália pediu nesta segunda-feira que centros de imigrantes sejam construídos na África para deter uma onda de pessoas que buscam asilo e que seguem em direção à Europa ocidental, à medida que Roma eleva a pressão sobre seus parceiros na União Europeia para assumirem uma postura mais dura sobre imigração.

Ministro italiano Salvini concede entrevista em Roma
 25/6/2018    REUTERS/Tony Gentile
Ministro italiano Salvini concede entrevista em Roma 25/6/2018 REUTERS/Tony Gentile
Foto: Reuters

O novo governo italiano fechou seus portos para navios de organizações de caridade operando no Mediterrâneo, dizendo que a UE deve compartilhar o fardo de desembarcar os centenas de imigrantes que são retirados de águas todos os meses, principalmente na costa da Líbia.

    A Itália, que fica perto da Líbia, recebeu 650 mil imigrantes de barcos desde 2014. Sua nova postura dura agravou tensões na EU sobre políticas imigratórias e criou preocupações entre investidores.

    "Centros de recepção e identificação devem ser criados", disse o ministro do Interior da Itália, Matteo Salvini, anti-imigração, em visita à Líbia, ponto de partida para maior parte dos imigrantes que tentam chegar à Europa pelo mar.

    Em encontro com o ministro do Interior do governo reconhecido internacionalmente da Líbia, Abdulsalam Ashour, e o vice-primeiro-ministro, Ahmed Maiteeg, Salvini agradeceu a guarda costeira líbia por seu "excelente trabalho" em resgatar e interceptar imigrantes.

    No entanto, o governo sediado em Trípoli, que não controla toda a Líbia, não está disposto a sediar centros de recepção. Maiteeg disse que embora seu governo esteja pronto para combater o problema da imigração, ele rejeita "completamente quaisquer acampamentos de imigrantes na Líbia".

    Após retornar à Itália, Salvini disse que tais centros deveriam ser construídos no sul da Líbia, Níger, Mali, Chade e Sudão.

    Mais cedo, ele disse que a UE deveria financiar esforços na África para impedir imigração descontrolada à Europa.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade