PUBLICIDADE

Mundo

Itália está aberta a novas sanções do G7 contra inimigos de Israel, diz ministro

15 abr 2024 - 13h54
Compartilhar
Exibir comentários

A Itália, que detém a presidência rotativa do G7, está aberta a novas sanções contra indivíduos envolvidos em ações contra Israel após o ataque de drones e mísseis iranianos no fim de semana, disse seu ministro das Relações Exteriores nesta segunda-feira.

O Irã lançou drones explosivos e disparou mísseis contra Israel no sábado, em retaliação a um ataque ao complexo de sua embaixada em Damasco, alimentando os temores de um conflito regional mais amplo que a guerra entre Israel e Hamas.

O ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, disse que novas sanções precisariam do apoio de todo o G7, que inclui Itália, França, Alemanha, Canadá, Japão, Reino Unido e Estados Unidos. Ele também sugeriu que quaisquer novas medidas se concentrariam em indivíduos e não em nações inteiras.

"Se precisarmos de mais sanções para pessoas claramente engajadas contra Israel, apoiando, por exemplo, o terrorismo, apoiando o Hamas, é possível fazer isso. Mas precisamos ser muito sérios e trabalhar todos juntos", disse Tajani à Reuters.

Tajani classificou o ataque iraniano como um "grande erro" para Teerã, mas "positivo" para Israel, pois revelou a eficiência de suas defesas aéreas que abateram a maioria dos drones e mísseis com a ajuda de EUA, Reino Unido, França e Jordânia.

No domingo, o G7 condenou o ataque e pediu a Teerã que usasse de moderação, com os Estados Unidos alertando Israel de que não participaria de uma contraofensiva.

"A mensagem que vem de Teerã sobre isso (está) indo na direção certa. Esse é apenas um ataque. A reação do governo israelense também foi positiva", disse.

Tajani também reiterou que a Itália se opõe firmemente a qualquer invasão israelense na cidade de Rafah, no sul de Gaza, e repetiu seu apelo por um cessar-fogo, ao mesmo tempo em que pediu ao Hamas que libertasse todos os reféns israelenses que fez durante o ataque de 7 de outubro.

Antes de uma reunião dos ministros das Relações Exteriores do G7, de 17 a 19 de abril, na ilha italiana de Capri, Tajani disse que um ataque israelense ao Irã só criaria mais obstáculos para restaurar a estabilidade na região.

"Todos juntos queremos proteger Israel, mas queremos alcançar a estabilidade e a paz", disse.

((Tradução Redação Brasília)) REUTERS VB FDC

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade