PUBLICIDADE

Mundo

Itália dará licenças para imigrantes ilegais trabalharem em fazendas durante pandemia

5 mai 2020 - 11h39
Compartilhar
Exibir comentários

A Itália planeja dar licenças de trabalho para milhares de imigrantes ilegais ajudarem as fazendas a lidarem com a epidemia de Covid-19, que interrompeu o fluxo de mão de obra barata do exterior, disse uma fonte política nesta terça-feira.

Estátua com máscara de proteção em frente a restaurante em Roma
05/05/2020 REUTERS/Remo Casilli
Estátua com máscara de proteção em frente a restaurante em Roma 05/05/2020 REUTERS/Remo Casilli
Foto: Reuters

A manobra politicamente delicada, já noticiada pela mídia italiana, foi atacada imediatamente pelo líder de oposição de direita Matteo Salvini, cujo partido Liga baseou seu sucesso em uma plataforma anti-imigração contundente.

Grupos de interesse do agronegócio alertaram que a Itália terá que jogar fora grandes quantidades de frutas e vegetais porque não há quem os colha, o que agrava os efeitos de um isolamento que custa 7 bilhões de euros ao setor alimentício.

O influxo de trabalhadores sazonais nas fazendas foi suspenso pelas restrições de viagens à Itália desde que o surto, que já matou mais de 29 mil pessoas, veio à tona em fevereiro.

A ministra do Interior, Luciana Lamorgese, está disposta a oferecer licenças temporárias a cerca de 200 mil imigrantes irregulares atualmente desempregados ou vivendo na economia informal para que trabalhem na agricultura, disseram fontes do ministério à Reuters.

A medida também almeja ajudar no combate ao coronavírus. "Se alguém fica doente, precisamos examiná-lo, e é difícil fazer isso se nem sabemos seu nome", disse a fonte.

Cerca de 560 mil dos 6,2 milhões de imigrantes que moravam no país em 2019 eram ilegais, de acordo com o relatório anual mais recente da Fundação Ismu, um centro de estudos especializado em questões migratórias.

A regularização provavelmente será incluída em um decreto mais abrangente que visa estimular a economia e que o governo espera aprovar ainda nesta semana, segundo a fonte.

"Eles estão trabalhando em uma grande legalização de imigrantes irregulares... loucura, nós os impediremos de qualquer maneira", escreveu Salvini, um ex-ministro do Interior, no Twitter.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade