PUBLICIDADE

Mundo

Itália alerta para uso indevido de remédio contra herpes como tratamento para Covid-19

10 set 2021 - 14h39
Compartilhar
Exibir comentários

A agência reguladora de medicamentos da Itália (Aifa) alertou nesta sexta-feira para o uso indevido de um antiviral não aprovado contra a Covid-19, classificando como um risco de saúde em potencial.

Catânia, na Itália, em meio à pandemia de Covid-19
30/08/2021 REUTERS/Antonio Parrinello
Catânia, na Itália, em meio à pandemia de Covid-19 30/08/2021 REUTERS/Antonio Parrinello
Foto: Reuters

O órgão regulador disse que foi alertado pelo Ministério da Saúde para um número alto de pedidos de importação de Parvulan, antiviral usado para o tratamento de herpes zoster que não tem registro na Itália, mas é aprovado o e comercializado legalmente no Brasil.

A Aifa acrescentou que os pedidos de clientes da Itália mostraram que o Parvulan está sendo proposto para usos diferentes de seu propósito original, como um tratamento preventivo contra Covid-19, ao invés de vacinas licenciadas.

"O uso do remédio Parvulan na profilaxia da infecção de Sars-Cov-2 não se sustenta no menor indício, do ponto de vista da eficácia e da segurança", disse a agência em um comunicado, acrescentando que seu comitê científico nem sequer autorizou um teste clínico.

"O uso possível do remédio como substituto de vacinas autorizadas, portanto, representa um perigo em potencial para a saúde humana", disse a Aifa.

O perigo não se deveria somente à falta de segurança em seu uso, mas também na sensação injustificada de proteção que os pacientes teriam com ele, dada a falta de eficácia documentada, acrescentou a agência em seu comunicado.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade