Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Israel ‘rebaixa’ laços com o Brasil após indicação de novo embaixador não ser aprovada

Ministério das Relações Exteriores de Israel diz ter retirado o pedido e reduzido o “nível diplomático” da relação com o Itamaraty

25 ago 2025 - 20h35
(atualizado às 21h13)
Compartilhar
Exibir comentários
Ataque israelense no norte de Gaza em 12/8/2025
Ataque israelense no norte de Gaza em 12/8/2025
Foto: REUTERS/Ammar Awad

O Ministério das Relações Exteriores de Israel “rebaixou” os laços com o Brasil após a indicação de um novo embaixador não ter sido aprovada pelo Itamaraty. Em comunicado, a pasta afirmou que o país retirou seu pedido após o Brasil “se abster de responder”.  As informações são do jornal local Times of Israel, divulgadas nesta segunda-feira, 25.

“Depois que o Brasil, incomumente, se abster de responder ao pedido de agrément do embaixador Gali Dagan, Israel retirou o pedido, e as relações entre os países agora estão sendo conduzidas em um nível diplomático mais baixo”, afirmou o Ministério de Israel. 

O Brasil convocou seu embaixador em Israel no ano passado, e não nomeou um substituto. Já a indicação de Gali Dagan foi feita por Israel em janeiro deste ano -- e, até o momento, o Brasil não deu um retorno sobre o pedido.

Nesse contexto, o país ainda pontua a “linha crítica e hostil que o Brasil tem mostrado em relação a Israel” desde o ataque do Hamas em outubro de 2023. Segundo Israel, essa questão “foi intensificada” por comentários do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao longo do ano passado.

A situação, inclusive, fez o governo de Benjamin Netanyahu, de Israel, declarar Lula uma persona non grata, por ter acusado Israel de genocídio em Gaza, comparando as ações na Faixa de Gaza ao Holocausto nazista. 

“O Ministério das Relações Exteriores continua mantendo laços profundos com os muitos círculos de amigos de Israel no Brasil”, complementou o comunicado.

O Terra busca um posicionamento do Itamaraty sobre a questão. Até o momento, a pasta ainda não se manifestou publicamente sobre o anúncio de Israel. O espaço será atualizado em caso de retorno.

Israel atinge hospital de Gaza e mata ao menos 20 pessoas, incluindo jornalistas:
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade