PUBLICIDADE

Mundo

Israel responderá se Irã fechar estreito no Mar Vermelho

Primeiro-ministro israelense afirmou que país posicionará exército caso o Irã tente bloquear o estreito de Babelmândebe

1 ago 2018 - 19h10
(atualizado às 20h47)
Compartilhar
Exibir comentários

Israel irá posicionar seu Exército se o Irã tentar bloquear o estreito de Babelmândebe, que liga o Mar Vermelho ao Golfo de Áden, disse nesta quarta-feira o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.

Na semana passada, a Arábia Saudita informou estar suspendendo carregamentos de petróleo pelo estreito, na principal rota marítima do Oriente Médio para a Europa, após houthis iemenitas alinhados com o Irã atacarem dois navios no canal.

A Arábia Saudita e o Irã estão há três anos em uma guerra por procuração no Iêmen, que fica no lado sul do Babelmândebe.

Houthis iemenitas, que anteriormente ameaçaram bloquear o estreito, disseram na semana passada que possuíam capacidade naval para atacar portos sauditas e outros alvos no Mar Vermelho.

Primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, participa de reunião de gabinete em Jerusalém
29/07/2018 Sebastian Scheiner /Pool via Reuters
Primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, participa de reunião de gabinete em Jerusalém 29/07/2018 Sebastian Scheiner /Pool via Reuters
Foto: Reuters

O Irã não ameaçou bloquear Babelmândebe, mas informou que irá bloquear o estreito de Ormuz, entre golfos, se for impedido de exportar seu próprio petróleo.

"Se o Irã tentar bloquear o estreito de Babelmândebe, tenho certeza que irá se encontrar de frente com uma coalizão internacional que estará determinada a impedir isto, e esta coalizão também irá incluir todas as ramificações militares de Israel", disse Netanyahu em uma cerimônia em Haifa para novos oficiais navais.

O ministro da Defesa de Israel, Avigdor Lieberman, disse no evento em discurso separado que Israel havia "escutado recentemente sobre ameaças de danificar navios israelenses no Mar Vermelho". Ele não deu mais detalhes.

Navios com destino a Israel, em maior parte vindos da Ásia, passam pelo estreito de Babelmândebe até Eilat, ou continuam pelo canal de Suez ao Mar Mediterrâneo. Embarcações com destino ao porto de Aqaba, na Jordânia, e alguns locais na Arábia Saudita também precisam passar pelo estreito.

Veja também:

Top Agro: exportações de carne in natura e soja avançam em julho:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade