PUBLICIDADE

Mundo

Irma destruiu quase um terço dos prédios de Saint Martin, diz Cruz Vermelha holandesa

12 set 2017 - 12h07
(atualizado às 12h22)
Compartilhar
Exibir comentários

Quase um terço dos edifícios da parte holandesa da ilha caribenha de Saint Martin foram destruídos e mais de 90 por cento foram danificados pelo furacão Irma, disse a Cruz Vermelha da Holanda nesta terça-feira.

Ilha de Saint Martin após passagem do furacão Irma pelo Caribe 06/09/2017  Ministro de Defesa da Holanda/Divulgação via REUTERS
Ilha de Saint Martin após passagem do furacão Irma pelo Caribe 06/09/2017 Ministro de Defesa da Holanda/Divulgação via REUTERS
Foto: Reuters

A agência de assistência havia analisado 5.500 estruturas antes do furacão e fez uma avaliação com base em fotos fornecidas pelo Ministério da Defesa holandês após a tempestade.

No domingo, o primeiro-ministro interino da Holanda, Mark Rutte, havia dito que estimados 70 por cento dos prédios foram destruídos ou danificados.

"O dano em St. Martin é maior do que se pensava", disse a Cruz Vermelha em um comunicado. "Além de distribuir alimento e água, a Cruz Vermelha providenciará mais abrigos de emergência".

Mais especialistas em busca e resgate também estão a caminho do território holandês, onde a Cruz Vermelha disse que 200 pessoas foram registradas como desaparecidas.

Um avião com lonas impermeabilizadas, barracas, sabão e outros suprimentos partirá na quarta-feira depois que mais de 3 milhões de euros foram doados pela Holanda.

A Cruz Vermelha disse que usará drones para monitorar as necessidades da população da ilha, uma nação independente dentro do Reino da Holanda que tem cerca de 40 mil habitantes.

O Irma matou quatro pessoas e feriu dezenas no lado holandês da ilha -- o restante dela é administrado pela França.

Um fundo especial de arrecadação será organizado por grandes emissoras nacionais na sexta-feira para coletar doações para o socorro emergencial e a reconstrução.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade