PUBLICIDADE

Mundo

Irã pode ter buscado não atingir forças dos EUA em ataques no Iraque, dizem fontes

8 jan 2020 - 12h53
Compartilhar
Exibir comentários

O Irã pode ter procurado deliberadamente evitar baixas militares dos Estados Unidos em ataques com mísseis a bases que abrigam tropas norte-americanas no Iraque, lançados em retaliação pelo assassinato de um general iraniano pelos EUA, segundo fontes de governos europeus e dos EUA familiarizadas com avaliações de inteligência.

Moradores observam cratera causada por míssil perto de Duhok, no Iraque 8/1/2020  REUTERS/Ari Jalal
Moradores observam cratera causada por míssil perto de Duhok, no Iraque 8/1/2020 REUTERS/Ari Jalal
Foto: Reuters

As fontes, que falaram sob condição de anonimato, disseram na quarta-feira que os iranianos teriam realizado os ataques com o objetivo de não acertar forças norte-americanas para impedir que a crise se tornasse fora de controle, mas ainda assim enviar uma mensagem sobre a determinação iraniana.

Uma fonte em Washington disse durante a noite que as primeiras indicações eram de não haver baixas norte-americanas, enquanto outras autoridades dos EUA não quiseram comentar.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade