PUBLICIDADE

Mundo

Chanceler do Irã descarta conflito: "Não haverá guerra"

Mohammad Javad Zarif afirmou que o país não tem interesse em um conflito na região

18 mai 2019 - 12h35
(atualizado às 14h48)
Compartilhar
Exibir comentários

O chanceler iraniano descartou neste sábado a possibilidade de que surja uma nova guerra na região, afirmando que o Irã não quer um conflito e que nenhum país tem "a ilusão de poder enfrentar o Irã", noticiou a agência de notícias estatal Irna.

As tensões entre Washington e Teerã se agravaram nos últimos dias, levando ao temor de um potencial conflito entre o Irã e os Estados Unidos. Nesta semana, os EUA retiraram algumas equipes diplomáticas da embaixada em Bagdá, após ataques contra navios petroleiros no Golfo Pérsico.

Mohammad Javad Zarif, chanceler iraniano
Mohammad Javad Zarif, chanceler iraniano
Foto: Thomas Peter / Reuters

"Não haverá guerra porque nenhum de nós quer uma guerra, nem ninguém tem a ideia ou a ilusão de que pode afrontar o Irã na região", disse o chanceler Mohammad Javad Zarif à Irna ao final de uma viagem a Pequim.

O presidente dos EUA, Donald Trump, tem fortalecido sanções econômicas e aumentado a presença militar do país na região, acusando o Irã de ameaçar as tropas os interesses norte-americanos. Teerã tem descrito tais passos como "guerra psicológica" e "jogo político".

"O fato é que Trump disse oficialmente e reiterou de novo que ele não quer uma guerra, mas as pessoas ao redor dele pressionam pela guerra com o pretexto de que querem uma América forte contra o Irã", disse Zarif.

Veja também:

Imagens mostram a chegada de José Dirceu a Polícia Federal, em Curitiba:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade