PUBLICIDADE

Mundo

Irã apresenta novas armas de defesa área em meio a tensões regionais

17 fev 2024 - 13h19
Compartilhar
Exibir comentários

O Irã apresentou novos armamentos neste sábado, incluindo o que afirmou ser o sistema de mísseis antibalísticos Arman, fabricado localmente, e o sistema de defesa aérea de baixa altitude Azarakhsh, segundo a agência de notícias oficial Irna. 

O anúncio foi feito em meio a tensões na região, com militantes houthis do Iêmen, apoiados pelo Irã, realizando uma série de ataques contra navios associados a Estados Unidos, Reino Unido e Israel no Mar Vermelho, numa demonstração de solidariedade à Faixa de Gaza. 

Gaza está sob ofensiva militar de Israel desde os ataques do Hamas contra o sul israelense em 7 de outubro. 

Em resposta aos ataques dos houthis, os EUA atingiram alvos dentro do Iêmen e instalações de grupos apoiados pelo Irã no Iraque e na Síria.

Bases militares norte-americanas também foram atacadas na Síria e no Iraque. Já Israel acertou alvos iranianos na Síria. 

A cerimônia deste sábado para apresentar os dois sistemas montados em veículos militares foi realizada na presença do ministro da Defesa iraniano, o general de brigada Mohammad Reza Ashtiani.

A agência Irna disse que o sistema de mísseis Arman "pode enfrentar simultaneamente seis alvos a uma distância de 120 a 180 km". Já o sistema de mísseis Azarakhsh "pode identificar e destruir alvos… até um alcance de 50 km, com quatro mísseis prontos para disparar". 

(Redação de Dubai)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade