Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Insurgentes invadem base em Mali e matam dezenas de soldados, segundo fontes

2 jun 2025 - 09h46
Compartilhar
Exibir comentários

Um grupo rebelde ligado à Al Qaeda que atua na região do Sahel, na África Ocidental, reivindicou a responsabilidade por um ataque a uma base militar em Mali, no domingo, que, segundo duas fontes, matou mais de 30 soldados.

Mais de 400 soldados teriam sido mortos por insurgentes desde o início de maio em bases e cidades de Mali, Níger e Burkina Faso, uma região instável e propensa a golpes de Estado.

O grupo jihadista, Jama'a Nusrat ul-Islam wa al-Muslimin (JNIM), disse em um comunicado no domingo que havia tomado a base em Boulkessi, no centro de Mali, perto da fronteira com Burkina Faso.

O Exército do Mali disse que foi forçado a recuar. "Muitos homens lutaram, alguns até o último suspiro, para defender a nação do Mali", informou em nota, sem divulgar o número de vítimas.

Um porta-voz não respondeu a uma pergunta sobre o número de mortos, mas duas fontes de segurança disseram que mais de 30 soldados morreram.

Uma fonte municipal em Mondoro, perto da base, afirmou que os insurgentes "limparam o acampamento" e que havia muitos mortos.

Vídeos compartilhados online mostraram dezenas de insurgentes invadindo a base. Um deles mostrava militantes pisando nos corpos de soldados que haviam caído entre sacos de areia. A Reuters não conseguiu autenticar imediatamente os vídeos.

O JNIM reivindicou a responsabilidade por uma série de ataques recentes na região.

Mali, Burkina Faso e Níger são todos governados por juntas que tomaram o poder entre 2020 e 2023, citando a incapacidade dos governos civis de acabar com as insurgências jihadistas.

Todos cortaram os laços com as nações ocidentais e recorreram à Rússia para obter apoio militar, mas ainda estão lutando para conter a violência que deslocou milhões de pessoas.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade