PUBLICIDADE

Mundo

Incêndio nos EUA ameaça destruir maior árvore do mundo

Com 2,5 mil anos, sequoia gigante foi protegida por bombeiros

17 set 2021 - 13h23
(atualizado às 14h05)
Compartilhar
Exibir comentários

A maior árvore do mundo, uma sequoia gigante de 1.591 metros cúbicos e 83 metros de altura, corre o risco de ser destruída por um incêndio que atinge o Parque Nacional das Sequoias na Califórnia, nos Estados Unidos.

Sequoia General Sherman tem mais de 2,5 mil anos
Sequoia General Sherman tem mais de 2,5 mil anos
Foto: WikimediaCommons / Ansa - Brasil

Chamada de General Sherman, a árvore tem mais de 2,5 mil anos e seu tamanho foi certificado pelo Guinness em 2013. Para tentar evitar danos, os bombeiros enrolaram a base da planta em um grande pedaço de papel alumínio, além de cortar árvores menores próximas para evitar uma rápida propagação do incêndio.

Ao todo, o parque possui cerca de duas mil sequoias, muitas centenárias ou milenares, e há o temor de que o fogo se espalhe pelo local.

Esse tipo de árvore é bastante resistente ao fogo, conseguindo até liberar mais sementes por conta do calor emanado das chamas. Mas, o temor é porque a área está sendo afetada por frequentes incêndios, que podem impedir o funcionamento desse mecanismo natural. Foram mais de 7,4 mil focos desde janeiro deste ano.

Mais de 350 bombeiros e socorristas estão atuando no parque para evitar danos graves ao local.

Segundo os agentes, os focos começaram há cerca de uma semana por conta de raios que caíram na mata e estão se expandindo rapidamente por toda a área de Sierra Nevada. .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade