Harry teria rompido 'regra fundamental' da família real antes de tentar diálogo com rei, diz especialista
Representantes do duque de Sussex se reuniram discretamente com a equipe de comunicação do rei, para tentar uma reaproximação entre os dois
O príncipe Harry teria violado uma das normas mais básicas da família real ao falar publicamente sobre assuntos privados que envolvem seus familiares, segundo Charlotte Griffiths, editora do Mail on Sunday e especialista em monarquia britânica.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A análise surge após informações de que representantes do duque de Sussex se reuniram discretamente com a equipe de comunicação do rei Charles III, para tentar uma reaproximação entre os dois.
De acordo com Charlotte, a relação entre o monarca e seu filho mais novo foi prejudicada por diversas revelações públicas feitas por Harry nos últimos anos. Entre elas, estão a entrevista concedida a Oprah Winfrey em 2021, o documentário da Netflix com Meghan Markle e o livro "Spare" ("O que sobra", em português), lançado em 2023.
"A exigência do rei para retomar o diálogo com o filho é simples: que essas conversas não vazem para programas de TV ou outros meios públicos. O príncipe deseja a reconciliação e gostaria de poder falar com o pai, mas, no momento, precisa passar por intermediários", disse Charlotte.
Segundo o New York Post, a especialista ressalta que qualquer avanço nessa tentativa de reaproximá-los depende de "regras claras", que incluem ter o compromisso de não divulgar detalhes privados.
O assunto ganhou novo destaque em maio, quando Harry declarou à BBC que "gostaria de uma reconciliação" com o pai, que tinha recebido o diganótico de câncer. Na ocasião, ele sugeriu que a saúde de Charles estaria pior do que o divulgado à imprensa.
"Eu não sei quanto tempo meu pai ainda tem", afirmou Harry na ocasião. O príncipe ainda relatou na época que pai não queria falar com ele.
Conforme apurado pela editora do Mail on Sunday, a declaração não foi bem recebida no Palácio de Buckingham. "Especular sobre a saúde do rei foi uma quebra de protocolo muito séria. Foi por isso que essas negociações causaram surpresa", destacou.
A conversa entre os representantes de Harry, Meredith Maines e Liam Maguire, e Tobyn Andreae, secretário de comunicação do rei, não contou com nenhum representante do príncipe William e da princesa Catherine. Fontes próximas à família real afirmam que o herdeiro do trono não quer reatar a proximidade com o irmão.