Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Há consenso no Brics sobre moedas locais, diz senador

Parlamentares do grupo se reuniram em Brasília

4 jun 2025 - 09h15
(atualizado às 11h56)
Compartilhar
Exibir comentários

O senador Nelsinho Trad (PSD), presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa, destacou, após uma reunião com parlamentares do Brics, o consenso construído para o uso de moedas locais dentro do grupo, mas considerou que a implementação dessa forma de pagamento, substitutiva do dólar, não deve avançar significativamente no curto prazo.

Encontro de chanceleres do Brics no Rio de Janeiro, em abril de 2025
Encontro de chanceleres do Brics no Rio de Janeiro, em abril de 2025
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

"Consenso houve no sentido de dar sequência à discussão, esse é um instrumento de defesa que se faz necessário em função do conflito global que está instalado. É um assunto que demanda muito tempo" para se concretizar, disse o parlamentar ao ser questionado pela ANSA durante uma coletiva de imprensa no Congresso.

"É bom que se diga que uma tratativa de uma nova moeda não é uma tarefa fácil, [mas] é uma alternativa legítima desse bloco", disse.

Trad comandou ontem uma reunião dos titulares de comissões de Relações Exteriores dos 11 países integrantes do Brics em Brasília.

Ele também comentou que o Novo Banco de Desenvolvimento do Brics, comandado pela ex-presidente Dilma Rousseff, tem "um papel fomentador de mais possibilidades de negócios", inclusive em moedas locais, em um contexto marcado pelas potencialidades de "um grupo que tem quase a metade dos habitantes do planeta e uma grande parte do PIB mundial".

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade